Meta de 1,5°C está “escapando de nossas mãos”, alerta presidente da COP26

Alok Sharma

Em evento realizado ontem (24/1) pela Chatham House em Londres, Alok Sharma alertou que a meta de 1,5°C do Acordo de Paris poderá escapar das nossas mãos se as promessas feitas na COP26 não forem cumpridas. Ele declarou que o G20, responsável ​​por 80% das emissões globais, é sua prioridade pessoal como parte dos esforços para instar todos os países a revisitar e fortalecer seus planos de redução de emissões de gases de efeito estufa até 2030.

Entre estes 20 países, Sharma mencionou as dificuldades enfrentadas por Joe Biden nos EUA para aprovar o orçamento de vários bilhões de dólares necessário para cumprir as promessas climáticas de seu governo.

Em outro evento, organizado também ontem pela Câmara de Comércio dos EUA com autoridades do Egito, John Kerry, enviado especial do governo norte-americano para mudanças climáticas, também admoestou o mundo, dizendo que este “não está no bom caminho” para atingir uma meta global e evitar os piores impactos das mudanças climáticas. Mas Kerry evitou falar das dificuldades em seu próprio país, concentrando-se em outras nações, declarando-se preocupado com o recente aumento global no uso de carvão e com os planos de construção de novas usinas a carvão sem tecnologia de captura de carbono.

O ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Hassan Shoukry, disse que o país, como anfitrião da próxima cúpula climática da ONU, pretende ser uma voz pela mobilização de financiamento climático em apoio a nações em desenvolvimento e pela transferência de tecnologia de energias limpas para nações africanas.

O discurso de Sharma, cuja íntegra pode ser conferida aqui, foi notícia na Reuters, Independent, Evening Standard e no Business Green. O de Kerry, na Reuters.

Em tempo: O governo egípcio escolheu o ministro das Relações Exteriores, Sameh Shoukry, para liderar as negociações climáticas da COP27 que acontecerão em Sharm El-Sheikh em novembro. A ministra do meio ambiente do país, Yasmine Fouad, por sua vez, será a “coordenadora e enviada ministerial” da conferência. Shoukry não tem experiência significativa ou interesse expresso em mudanças climáticas. Fouad, por sua vez, foi autora principal de um capítulo do relatório especial do IPCC sobre desertificação em 2017, e copresidiu as negociações financeiras na COP26 em novembro.  A notícia é da Climate Change News.

Em tempo 2: As datas da segunda etapa da COP15 de Biodiversidade, prevista para acontecer em abril na cidade de Kunming, na China, podem sofrer mudanças em razão da COVID-19, declarou ontem o porta-voz do ministério do meio ambiente chinês, Liu Youbin. A notícia foi divulgada pela Reuters.

 

ClimaInfo, 25 de janeiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.