Tailândia declara emergência depois de vazamento em oleoduto

Tailândia vazamento

Um vazamento da Star Petroleum Refining em alto-mar chegou às praias de Rayong, na Tailândia, fazendo o país declarar desastre em uma região de 20 km de costa. A catástrofe é a última pá-de-terra sobre a indústria de turismo local, fortemente afetada pela COVID-19.

Imagens aéreas do desastre mostram cerca de 47 km2 de contaminação por óleo cru. The Guardian, Reuters, AP e France 24 cobriram o desastre.

O drama das petroleiras também está em cartaz nos vizinhos latino-americanos. A Repsol está sendo obrigada pelo governo peruano a parar de mentir sobre a extensão do megavazamento decorrente da tsunâmi do começo do ano. Agora sabe-se que pelo menos 10 mil barris de petróleo foram lançados sobre a região costeira de Ventanilla, a 30 kg de Lima, conta em detalhes a BBC.

No Equador, um novo vazamento de óleo no Rio Coca – apenas um ano após um desastre no mesmo lugar – está sob investigação. Prensa Latina, Reuters e NBC trazem detalhes. Vale lembrar: o governo Bolsonaro quer aumentar a exploração de petróleo na Amazônia e no litoral, em regiões como Fernando de Noronha e Abrolhos.

 

ClimaInfo, 31 de janeiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.