Tailândia declara emergência depois de vazamento em oleoduto

30 de janeiro de 2022
Tailândia vazamento

Um vazamento da Star Petroleum Refining em alto-mar chegou às praias de Rayong, na Tailândia, fazendo o país declarar desastre em uma região de 20 km de costa. A catástrofe é a última pá-de-terra sobre a indústria de turismo local, fortemente afetada pela COVID-19.

Imagens aéreas do desastre mostram cerca de 47 km2 de contaminação por óleo cru. The Guardian, Reuters, AP e France 24 cobriram o desastre.

O drama das petroleiras também está em cartaz nos vizinhos latino-americanos. A Repsol está sendo obrigada pelo governo peruano a parar de mentir sobre a extensão do megavazamento decorrente da tsunâmi do começo do ano. Agora sabe-se que pelo menos 10 mil barris de petróleo foram lançados sobre a região costeira de Ventanilla, a 30 kg de Lima, conta em detalhes a BBC.

No Equador, um novo vazamento de óleo no Rio Coca – apenas um ano após um desastre no mesmo lugar – está sob investigação. Prensa Latina, Reuters e NBC trazem detalhes. Vale lembrar: o governo Bolsonaro quer aumentar a exploração de petróleo na Amazônia e no litoral, em regiões como Fernando de Noronha e Abrolhos.

 

ClimaInfo, 31 de janeiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar