Crise Climática: Madagascar sofre com 2º ciclone em menos de duas semanas

ciclone Batsirai

Uma nova tempestade extrema atingiu a costa sudeste da África no sábado, matando ao menos 6 pessoas e deixando sem abrigo 48 mil habitantes de Madagascar. O ciclone Batsirai atingiu o solo com ventos de 165 km/h (alguns veículos e agências de meteorologia reportam ventos de até 235 km/h), destruindo casas e gerando um apagão de energia de grandes proporções.

As autoridades temem que o ciclone agrave a devastação causada pela chuva extrema Ana, que afetou vários países da região e matou 55 pessoas há apenas duas semanas. Os serviços de meteorologia previam que o ciclone atravessaria perigosamente a ilha de Madagascar de leste a oeste até esta segunda-feira (7/2). Alertas de enchentes foram emitidos para Antananarivo, capital do país, que ficou com ruas vazias neste fim de semana. Cada vez mais gente chega ao abrigo da cidade, que já estava atendendo até sábado mais de 1500 pessoas afetadas por Ana.

Agências internacionais estão atualizando informações sobre o ciclone, incluindo Reuters, France 24, BBC, DW, e Al-Jazeera. Com base em estimativas das autoridades nacionais, a ONU avalia que quase 600 mil pessoas podem ser diretamente afetadas pelo Batsirai, e mais 150 mil seriam deslocadas devido a novos deslizamentos de terra e enchentes.

 

ClimaInfo, 7 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.