Estudo sugere que geleiras do mundo contêm menos gelo do que o esperado

derretimento de geleiras

As geleiras do mundo contêm significativamente menos gelo do que se pensava anteriormente, conforme mostra estudo publicado na Nature Geoscience e repercutido por veículos como Reuters, Bloomberg e Washington Post. A Dartmouth informa que água potável, geração de energia e agricultura estão entre os serviços essenciais que serão impactados por esta descoberta.

A estimativa revisada reduz o aumento global do nível do mar em três polegadas se todas as geleiras derreterem. Em baixas latitudes, segundo as descobertas dos estudos, destacam mudanças notáveis ​​nos recursos de água doce, com 37% mais gelo no Himalaia e 27% menos gelo nos Andes tropicais da América do Sul, o que afeta a disponibilidade de água para as populações locais.

O mapeamento do fluxo e espessura das geleiras redefiniu a compreensão da distribuição global do volume de gelo e tem implicações para a previsão da evolução das geleiras em todo o mundo, uma vez que representações precisas da geometria e dinâmica das geleiras são de primordial importância para a modelagem das geleiras.

Porém, gera preocupação para algumas comunidades que dependem do degelo sazonal das geleiras para alimentar rios e irrigar plantações porque, se as geleiras contiverem menos gelo, a água acabará mais cedo do que o esperado.

Em tempo: A geologia precisa se reinventar enquanto lutamos contra as mudanças climáticas, sobretudo, à medida que se lida com as consequências da inação da Geologia em tantas frentes, da prevenção de pandemias às mudanças climáticas, poluição e perda de biodiversidade, publica a News Scientist.

 

ClimaInfo, 8 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.