Lideranças desenham propostas de preservação da Amazônia para o pós-Bolsonaro

17 de fevereiro de 2022
uma concertação para a Amazônia

No Valor, Daniela Chiaretti antecipa a intenção da rede “Uma Concertação pela Amazônia” de construir uma proposta de agenda ambiental para os primeiros 100 dias do próximo governo. A Concertação reúne mais de 500 lideranças do setor público e privado, economistas, ambientalistas e pesquisadores. O objetivo não é fazer advocacy com os candidatos, mas posicionar-se como um hub de conhecimento para um governo de transição, segundo diz Renata Piazzon, secretária-executiva do movimento.

Como a Concertação almeja colocar a Amazônia no centro do debate político, outra ideia é constituir uma forte bancada ambiental que faça contraponto à frente ruralista. Por isso, o grupo também quer conseguir ao menos 40 parlamentares no Congresso e dez governadores que defendam propostas de desenvolvimento sustentável para a região.
Por outro lado, em mais uma demonstração da intensa preocupação internacional com a Amazônia, o senador democrata norte-americano Ed Markey criticou a legalização da grilagem de terras, que elevará o desmatamento da Amazônia, contrariando as promessas que o Brasil fez na COP26. O recado dado no Twitter tem endereço certo, o nosso Congresso e seu pacote de projetos de destruição ambiental.

Enquanto isso, em outro hemisfério, Bolsonaro agradeceu o presidente russo por defender a soberania brasileira na Amazônia. Também “deu match” na visão dos dois presidentes para os combustíveis fósseis: Bolsonaro afirmou que existem “amplas possibilidades” para acréscimo de negócios na exploração de gás, petróleo e derivados, bem como exploração de águas profundas e hidrogênio. Para alegria do lobby nuclear, a fonte de energia foi citada nas falas dos dois presidentes. As promessas relativas aos fertilizantes que a Rússia exporta para o Brasil também devem ter aliviado o agronegócio.

As sinergias fósseis entre Bolsonaro e Putin estão detalhadas em matérias no Valor, O Globo, Folha, CNN e Veja.

Em tempo: Mais uma evidência do grau de desconhecimento sobre a biodiversidade da Amazônia: acaba de ser anunciada a descoberta da Tovomita cornuta, um nova espécie vegetal, por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A descoberta é também uma evidência das ameaças ao bioma: a espécie recém-descoberta foi classificada como “criticamente ameaçada”, ou seja, em risco de extinção. O g1 conta a história.

 

ClimaInfo, 17 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar