Promessas de mitigação até 2030 são insuficientes para cumprir metas do Acordo de Paris, diz estudo

17 de março de 2022
metas Acordo de Paris
REUTERS/Valentyn Ogirenko

Uma análise sobre as atuais Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) dos países sob o Acordo de Paris mostrou que o caminho da descarbonização da economia global até 2030 será acidentado e que os compromissos dos países até aqui não oferecem muita chance para viabilizar os objetivos de contenção do aquecimento global abaixo dos 2°C.

O estudo foi conduzido pelo Centro de Política Energética Global da Universidade de Columbia (EUA), e analisou as promessas de mitigação até o final desta década e de neutralidade líquida do carbono a partir de 2050. No geral, concluiu-se que as NDCs dos países com compromisso net-zero para 2050 resultariam em uma redução de 27% das emissões de GEE em 2030 em relação a 2015. No entanto, os países com compromissos net-zero após 2050 devem aumentar suas emissões em 10% em 2030 na comparação com 2015. Na prática, a redução líquida ao final desta década seria de apenas 9%, muito abaixo dos 50% apontados pela ciência como necessários para viabilizar um limite de aquecimento abaixo dos 2°C até 2100.

O estudo também apontou que, dos países com metas líquidas zero antes de 2050, a maioria ainda está em fase de discussão; apenas 14 países formalizaram esse objetivo em lei. Além disso, a variedade de abordagens para o que significa “net-zero” (por exemplo, alguns países não especificam quais GEE estão incluídos, enquanto outros se referem simplesmente à neutralidade climática e à neutralidade do carbono) dificultam estimativas abrangentes sem maior escrutínio e definição. A Reuters repercutiu essa análise.

 

ClimaInfo, 18 de março de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar