Promessas de mitigação até 2030 são insuficientes para cumprir metas do Acordo de Paris, diz estudo

metas Acordo de Paris
REUTERS/Valentyn Ogirenko

Uma análise sobre as atuais Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) dos países sob o Acordo de Paris mostrou que o caminho da descarbonização da economia global até 2030 será acidentado e que os compromissos dos países até aqui não oferecem muita chance para viabilizar os objetivos de contenção do aquecimento global abaixo dos 2°C.

O estudo foi conduzido pelo Centro de Política Energética Global da Universidade de Columbia (EUA), e analisou as promessas de mitigação até o final desta década e de neutralidade líquida do carbono a partir de 2050. No geral, concluiu-se que as NDCs dos países com compromisso net-zero para 2050 resultariam em uma redução de 27% das emissões de GEE em 2030 em relação a 2015. No entanto, os países com compromissos net-zero após 2050 devem aumentar suas emissões em 10% em 2030 na comparação com 2015. Na prática, a redução líquida ao final desta década seria de apenas 9%, muito abaixo dos 50% apontados pela ciência como necessários para viabilizar um limite de aquecimento abaixo dos 2°C até 2100.

O estudo também apontou que, dos países com metas líquidas zero antes de 2050, a maioria ainda está em fase de discussão; apenas 14 países formalizaram esse objetivo em lei. Além disso, a variedade de abordagens para o que significa “net-zero” (por exemplo, alguns países não especificam quais GEE estão incluídos, enquanto outros se referem simplesmente à neutralidade climática e à neutralidade do carbono) dificultam estimativas abrangentes sem maior escrutínio e definição. A Reuters repercutiu essa análise.

 

ClimaInfo, 18 de março de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.