Austrália confirma nova onda de branqueamento na Grande Barreira de Corais

grande barreira de corais
GLENN NICHOLLS/AFP/METSUL METEOROLOGIA

A Autoridade Marinha da Austrália confirmou na semana passada que a Grande Barreiras de Corais está atravessando mais uma onda de branqueamento generalizado e severo em decorrência do aquecimento do oceano. Este é o 4º episódio de branqueamento extremo registrado nos últimos seis anos (o fenômeno foi também observado em 2016, 2017 e 2020), o que reforça a intensificação da crise climática e seus efeitos sobre os ecossistemas terrestres e marinhos mundo afora.

Segundo o governo da Austrália, o branqueamento atual atinge mais de 60% dos corais da Grande Barreira, e as temperaturas médias da água na revisão ficaram entre 0,5°C e 2°C acima da média histórica na semana passada. Os eventos foram mais intensos em algumas áreas ao norte e nas proximidades da costa, com temperaturas até 4°C acima do normal. “Os padrões climáticos nas próximas semanas serão críticos para se determinar a extensão geral e a gravidade do branqueamento de corais em todo o Parque Marinho”, disse a Autoridade Marinha australiana.

A notícia acontece dias antes de uma equipe técnica da UNESCO visitar a região da Grande Barreira para averiguar a situação ecossistêmica dos corais. No ano passado, o governo australiano atuou para evitar que o órgão declarasse a Grande Barreira como “Patrimônio Mundial em Perigo” por conta dos efeitos da mudança do clima.

A confirmação do novo episódio de branqueamento na Grande Barreiras de Corais foi destacada na imprensa, com manchetes na Associated Press, Gizmodo, Guardian, MetSul, Reuters e Wall Street Journal, entre outros.

 

ClimaInfo, 21 de março de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.