Investidores e empresas buscam soluções para gestão hídrica e redução de risco de escassez

crise hídrica
Getty Images

A intensificação da escassez de água, junto com a crise climática, está motivando investidores e empresas a olhar com mais atenção às vulnerabilidades de seus negócios devido ao risco de insegurança hídrica, bem como o desenvolvimento de soluções.

Jiane Carvalho escreveu no Valor sobre duas iniciativas nesse sentido: o fundo Vitreo Água, lançado no ano passado, e o Itaú Index ESG Água, criado em 2019. Nos dois casos, eles reúnem ações de empresas do setor de água e saneamento básico que estejam engajadas na busca por soluções para reduzir o consumo de água e garantir o abastecimento no longo prazo.

Também no Valor, Paulo Vasconcelos destacou iniciativas de empresas como L’Oreal, HP, JBS e Klabin para mensurar o impacto de suas operações e produtos sobre a água, além da exposição de seus negócios aos riscos de escassez e desabastecimento hídrico. Outros exemplos foram destacados por Juliana Elias na CNN Brasil e Camilla Freitas no UOL Ecoa.

A questão hídrica também preocupa o agronegócio, altamente dependente da água para sustentar sua lavoura e manter seu gado. De 2005 a 2019, a área de lavoura e pasto coberta por sistemas de irrigação aumentou 82%, indo de 4,5 milhões de hectares para 8,2 milhões. Lauro Veiga Filho abordou no Valor como alguns produtores estão conseguindo avançar com medidas de eficiência hídrica para diminuir o volume de água consumido e garantir resiliência para situações mais críticas.

 

ClimaInfo, 23 de março de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.