ONU quer sistema global de alertas meteorológicos em até cinco anos

24 de março de 2022
ONU alertas meteorológicos globais
Michael M Santiago/Getty Images

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou nesta 4ª feira (23/3) que a Organização Meteorológica Mundial (WMO) pretende avançar nos próximos anos no desenvolvimento de um sistema global de alerta prévio de potenciais desastres associados ao clima, como tempestades, ondas de calor e inundações repentinas. “Devemos investir em adaptação e resiliência. Isso inclui as informações que nos permitem antecipar tempestades, ondas de calor, inundações e secas”, disse Guterres em mensagem de celebração do Dia Meteorológico Mundial.

“Hoje, um terço da população mundial, principalmente nos países menos desenvolvidos e nos pequenos Estados insulares em desenvolvimento, ainda não está coberto por sistemas de alerta preventivo. Na África, isso é ainda pior: 60% das pessoas não têm cobertura. Isso é inaceitável, principalmente com os impactos climáticos que certamente ficarão ainda piores”, explicou o secretário-geral. A ideia é que a WMO apresente uma proposta de sistema global para ser apresentada aos países durante a próxima Conferência da ONU sobre o Clima (COP27), programada para novembro em Sharm El-Sheik, no Egito.

O Guardian destacou os principais desafios no caminho deste sistema global de alertas preventivos. Estimativas da própria ONU sugerem que o custo para garantir uma cobertura universal da população seria de cerca de US$ 1,5 bilhão ao longo de cinco anos. O valor é relativamente pequeno quando comparado com outras cifras, especialmente àquelas relativas aos prejuízos humanos e materiais causados por esses eventos extremos não-mitigados, mas o fato dos países desenvolvidos ainda tropeçarem no cumprimento da promessa de financiamento climático mínimo de US$ 100 bilhões anuais não inspira confiança. Ao mesmo tempo, um sistema de alerta global beneficiaria bilhões de pessoas em todo o mundo, que poderiam ser notificadas de potenciais eventos extremos de forma sistemática, através de SMS, sistemas públicos de transmissão ou meios de comunicação como rádio, TV e jornal.

Associated Press, BBC, Climate Home e Reuters também repercutiram a notícia.

 

ClimaInfo, 24 de março de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar