Chefe do IBAMA atuou para derrubar restrições ambientais a mineradora de ouro

Eduardo Bim Ibama acusado
Ilustração: The Intercept Brasil; Agência Brasil

Isto é um absurdo, mas tem sido o normal na política ambiental do atual governo. O Intercept Brasil revelou o conteúdo de mensagens trocadas entre o presidente do IBAMA, Eduardo Bim, e um ex-superintendente do órgão no Pará que sugerem pressão para liberar uma mineradora de ouro dos embargos ambientais estaduais. A operação da empresa em questão, a Gana Gold, foi embargada pelo IBAMA em setembro passado sob a acusação de ter extraído mais de R$ 1 bilhão em ouro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Tapajós, em Itaituba.

De acordo com a reportagem, Bim teria pedido a Washington Luís Rodrigues, ex-oficial da PM paulista à época no comando do IBAMA no estado, que derrubasse as restrições impostas à mineradora. “Ô Washington, dá um jeito nesse processo aí, cara, porque parece que tem uma licença estadual que foi expedida no dia do embargo. Eles [fiscais do IBAMA] contestaram a licença municipal, mas mesmo que a licença municipal não valha, hoje tem a estadual, então fala pro pessoal analisar isso aí rápido”, disse Bim em mensagem de áudio enviada ao então chefe do IBAMA no Pará. Rodrigues foi exonerado do cargo na semana passada, depois de o Intercept pedir um posicionamento do IBAMA sobre a questão.

Bim é um velho conhecido das páginas policiais na área ambiental sob o governo de Jair Bolsonaro. Em maio do ano passado, o STF determinou o afastamento dele do cargo, no âmbito da Operação Akuanduba, sob a acusação de envolvimento em um esquema de corrupção que liberava lotes de madeira de origem suspeita para exportação. No entanto, meses depois, Bim retornou ao posto.

Por falar em mineração de ouro, o Estadão informou que a Norte Energia, dona da usina de Belo Monte, pediu ao governo do Pará que reavalie um projeto de exploração da empresa canadense Belo Sun nas proximidades da hidrelétrica. Segundo a matéria, a empresa argumenta que estudos já realizados “apontam conflito entre as atividades e risco de implantação de atividade minerária em conjunto com a operação” de Belo Monte. O principal problema para a Norte Energia é a possibilidade de o projeto da Belo Sun causar danos estruturais à usina por conta do uso de explosivos para facilitar a extração de ouro da mina.

 

ClimaInfo, 28 de março de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.