O novo alvo da boiada antiambiental no Congresso Nacional

antiboiada ambiental

Na surdina, o Congresso Nacional se prepara para analisar em regime de urgência, sem debate, um “pacotão” de projetos que alteraram o Código Florestal Brasileiro e enfraquecem as áreas de preservação permanente (APP) nas margens de rios, lagos e represas em regiões urbanas.

Segundo informou André Borges no Estadão, o presidente da Câmara, Arthur Lira, conversou nesta semana com parlamentares da bancada ruralista para avançar com essas propostas, que serão reunidas e votadas conjuntamente. A ideia é aprovar a tramitação do pacote em regime de urgência ainda nesta semana, o que abriria caminho para uma aprovação de mérito já na próxima semana.

Atualmente, o Código Florestal prevê a proteção de uma faixa de pelo menos 30 metros no entorno de cursos d’água em APPs. Os ruralistas pretendem flexibilizar esse critério, repassando aos municípios a responsabilidade de definir a faixa de proteção, podendo até mesmo eliminá-las.

Para especialistas, as mudanças podem impulsionar ocupações e construções em áreas urbanas nas margens de rios, lagos e represas, beneficiando interesses de construtoras em detrimento da conservação ambiental destes terrenos. “Trata-se, portanto, de um cheque em branco, sem qualquer contrapartida ambiental, para que cada um dos 5,57 mil municípios possa, de forma desordenada e em detrimento do equilíbrio ecológico, reduzir suas APPs e abrir novas áreas para desmatamento”, alertou o Instituto Socioambiental (ISA).

E por falar em boiada no Congresso, o ex-ministro e atual secretário do meio ambiente do Distrito Federal, José Sarney Filho, contestou na Folha um projeto de lei que pretende reduzir em mais de 70% a área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Para Sarney Filho, a ampliação do terreno do parque, assinada por ele em 2017 sob o governo Temer, foi um avanço na conservação de uma área importante do Cerrado que vinha sendo ameaçada pelos interesses do agronegócio e da especulação imobiliária. Reverter essa decisão representaria uma “sentença de morte para o Cerrado”.

Em tempo: Passados 90 dias desde seu afastamento da presidência do IBAMA, Eduardo Fortunato Bim retornou ao cargo nesta 4ª feira (18/8). Alvo da Operação Akuanduba, deflagrada pela Polícia Federal em maio passado, Bim é investigado por envolvimento em um esquema de contrabando de madeira explorada ilegalmente na Amazônia, a mesma acusação que resultou na abertura de inquérito contra o ex-ministro Ricardo Salles. À época, o então relator da ação no Supremo Tribunal Federal, ministro Alexandre de Moraes, determinou o afastamento de Bim e de outros dois auxiliares dele no IBAMA. O Estadão trouxe mais informações.

 

Leia mais sobre governo Bolsonaro desmonte ambiental no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 19 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.