Clima extremo: chuvas causam destruição e mortes no litoral do RJ

4 de abril de 2022

Dois dias antes do alerta do IPCC sobre os riscos do clima para a humanidade, o Rio de Janeiro teve temporais épicos na região de Angra dos Reis e Paraty. De acordo com a prefeitura de Angra, a região acumulou 655 mm de chuva em apenas 48 horas, o maior volume de precipitação já registrado no município. Até a tarde desta 2ª feira (4/4), a Defesa Civil confirmava a morte de 18 pessoas, vitimadas principalmente por deslizamentos de terra. Os deslizamentos também bloquearam os acessos à cidade, o que fez a administração local pedir à Eletronuclear o desligamento temporário das usinas nucleares de Angra, sob a justificativa de que não haveria como retirar os moradores do entorno caso houvesse algum problema nos reatores. Até ontem, a posição da Eletronuclear era pela continuidade das operações das usinas de Angra.

Em Paraty, uma família inteira foi vitimada pelos deslizamentos, com a morte da mãe e de pelo menos seis de seus sete filhos, com um deles socorrido em estado grave. g1, Folha, O Globo e UOL, entre outros veículos, deram mais informações sobre o desastre no litoral fluminense, ocorridos pouco mais de um mês após as fortes chuvas que castigarem a região serrana do estado.

Em tempo: A intensificação de eventos climáticos extremos representa um desafio notável para os formuladores de políticas públicas e gestores nos municípios brasileiros. As dificuldades políticas e econômicas ainda são um obstáculo considerável nesse caminho, mas essa questão começa a ganhar a atenção dos governos locais. No Estadão, Eduardo Geraque trouxe casos interessantes em cidades costeiras em Santa Catarina e São Paulo, que estruturaram sistemas de monitoramento de chuvas e do nível dos rios para permitir ações de prevenção de desastres em áreas vulneráveis. Entretanto, o panorama não é positivo: as cidades brasileiras seguem bastante vulneráveis aos efeitos da mudança do clima e a maioria esmagadora continua sem planos preventivos nem políticas de adaptação climática.

 

ClimaInfo, 5 de abril de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar