OMS: quase 99% da população mundial respira ar com poluição acima do recomendado

poluição do ar saúde
Getty Images

Quase toda a população mundial respira ar que excede os limites de qualidade e ameaça a sua saúde. De acordo com análise da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgada nesta 2ª feira (4/4), a situação é mais dramática nos países em desenvolvimento: na África e no Pacífico Ocidental, os níveis de material particulado foram quase oito vezes maiores do que os apontados como seguros pelos cientistas, o pior resultado global. Nos 117 países analisados, menos de 1% das cidades em países de baixa e média renda conseguiram cumprir os limites de poluentes; em contraposição, 17% das cidades em países de alta renda conseguiram obter índices de poluição abaixo do recomendado.

A análise da OMS considerou não apenas os dois tipos mais comuns de material particulado, PM2.5 e PM10, mas também fez medições sobre o dióxido de nitrogênio, decorrente da queima de combustível fóssil no transporte de mercadorias e pessoas. A exposição a essa substância pode causar doenças respiratórias, como asma, e mais internações hospitalares e de emergência.

“As preocupações atuais com a energia destacam a importância de se acelerar a transição para sistemas de energia mais limpos e saudáveis”, observou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. “Os altos preços dos combustíveis fósseis, a segurança energética e a urgência do enfrentamento dos dois desafios da poluição do ar e da mudança do clima ressaltam a necessidade de se avançar mais rapidamente em direção a um mundo menos dependente da energia fóssil”.

Associated Press e Reuters repercutiram os principais pontos da análise da OMS sobre a poluição atmosférica ao redor do mundo.

 

ClimaInfo, 5 de abril de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.