OMS: quase 99% da população mundial respira ar com poluição acima do recomendado

4 de abril de 2022

Quase toda a população mundial respira ar que excede os limites de qualidade e ameaça a sua saúde. De acordo com análise da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgada nesta 2ª feira (4/4), a situação é mais dramática nos países em desenvolvimento: na África e no Pacífico Ocidental, os níveis de material particulado foram quase oito vezes maiores do que os apontados como seguros pelos cientistas, o pior resultado global. Nos 117 países analisados, menos de 1% das cidades em países de baixa e média renda conseguiram cumprir os limites de poluentes; em contraposição, 17% das cidades em países de alta renda conseguiram obter índices de poluição abaixo do recomendado.

A análise da OMS considerou não apenas os dois tipos mais comuns de material particulado, PM2.5 e PM10, mas também fez medições sobre o dióxido de nitrogênio, decorrente da queima de combustível fóssil no transporte de mercadorias e pessoas. A exposição a essa substância pode causar doenças respiratórias, como asma, e mais internações hospitalares e de emergência.

“As preocupações atuais com a energia destacam a importância de se acelerar a transição para sistemas de energia mais limpos e saudáveis”, observou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. “Os altos preços dos combustíveis fósseis, a segurança energética e a urgência do enfrentamento dos dois desafios da poluição do ar e da mudança do clima ressaltam a necessidade de se avançar mais rapidamente em direção a um mundo menos dependente da energia fóssil”.

Associated Press e Reuters repercutiram os principais pontos da análise da OMS sobre a poluição atmosférica ao redor do mundo.

 

ClimaInfo, 5 de abril de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar