Clima extremo: fortes chuvas causam destruição e mortes na África do Sul

clima extremo África do Sul
Reuters

A África do Sul foi atingida por fortes chuvas que causaram inundações e deslizamentos de terra na região de Durban, no leste do país. Até o final da tarde de ontem (13/4), as autoridades sul-africanas confirmavam a morte de pelo menos 306 pessoas. Mais de 2 mil casas e 4 mil moradias informais foram danificadas pela chuva excessiva, que também causou bloqueios em estradas e ferrovias.

O presidente do país, Cyril Ramaphosa, visitou vítimas da chuva em Durban e prometeu esforços para apoiar as famílias afetadas e reconstruir as áreas destruídas. “Vocês estão lidando com um dos maiores desastres naturais que já vimos, coisas que só aconteciam em países como Moçambique e Zimbábue”, disse Ramaphosa. Como o g1 destacou, as chuvas que atingiram a África do Sul nesta semana foram causadas por um fenômeno meteorológico que causou uma forte onda de frio na maior parte do país e concentrou as chuvas no leste, na província de KwaZulu-Natal. BBC e Reuters também repercutiram o impacto das chuvas na África do Sul.

Já nas Filipinas, a passagem do tufão Megi deixou mais de 42 mil pessoas desabrigadas, com pelo menos 56 mortes e dezenas de desaparecidos. As equipes de resgate estão se concentrando na cidade de Baybay, uma área montanhosa no leste do país, que registrou diversos casos de deslizamentos de terra provocados pela chuva forte. As autoridades filipinas também estão tendo problemas na gestão dos centros de evacuação, com dificuldades para distribuir mantimentos e medicação às vítimas. BBC e Reuters deram mais informações.

 

ClimaInfo, 14 de abril de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.