Construções e estradas “afundadas”: os reflexos da falta de adaptação climática no Ártico

19 de abril de 2022
Ártico adaptação climática
AP Photo/Dan Joling

O degelo do permafrost, camada de solo congelado característica da região ártica, está trazendo problemas para cidades, empresas e bases militares instaladas no extremo norte do planeta. Uma análise do inspetor-geral do Departamento de Defesa dos EUA, publicada na semana passada, trouxe um raro balanço público sobre os impactos da perda desse solo congelado e a falta de ações de adaptação e de preparo das forças militares norte-americanas para lidar com os efeitos disso, como o afundamento de construções e o colapso de pistas de pouso e estradas de acesso.

“A maioria dos líderes das instalações visitadas no Ártico e na região subártica não estava familiarizada com os requisitos, processos e ferramentas de planejamento de resiliência de instalação militar”, apontou o relatório. Oficiais superiores também relataram a falta de treinamento e financiamento para adaptar a infraestrutura dessas bases aos efeitos da mudança do clima. Para o Departamento de Defesa, essa informação reforça o cenário de despreparo que ainda é observado entre as forças militares do país quando o assunto é clima – à despeito de o Pentágono reconhecer a crise climática como uma ameaça potencial à segurança internacional e dos EUA há mais de seis anos. A Associated Press destacou essa análise.

Enquanto isso, do lado oposto da Terra, cientistas chegaram a uma conclusão sobre o colapso acelerado de duas plataformas de gelo na Península Antártica nos últimos 25 anos. De acordo com a análise, a desintegração da plataforma Larsen A, em 1995, e da Larsen B, em 2002, foi precedida pela chegada de enormes nuvens de ar quente e úmido vindas do Oceano Pacífico. Essas nuvens causaram um aumento repentino da temperatura média que perdurou por vários dias, enfraquecendo a cobertura de gelo do mar e facilitando a quebra das plataformas. Esses “rios atmosféricos” seguem causando impactos, com relação direta estabelecida em 13 dos 21 grandes eventos de desprendimento de icebergs na região entre 2000 e 2020. O NY Times deu mais detalhes sobre o estudo.

 

ClimaInfo, 19 de abril de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar