Brasil foi o 4º país que mais cresceu na geração elétrica solar em 2021

26 de abril de 2022
Brasil energia
Energy SolutionsBr (CC4.0)

A expansão da geração elétrica solar no Brasil garantiu a 4ª posição no ranking global de aumento de capacidade fotovoltaica em 2021, de acordo com dados da ANEEL compilados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). No ano passado, o país adicionou cerca de 5,7 GW de capacidade nova de geração solar, tanto por sistemas próprios de geração distribuída como por grandes usinas conectadas ao Sistema Interligado Nacional.

Comparado com o Top 3, o montante brasileiro parece pequeno – China (+52,9 GW), Estados Unidos (+19,9 GW) e Índia (+10,3 GW) estão à frente do Brasil no ranking. Ainda assim, a expansão é notável e reforça o potencial do país nesse mercado, ainda pouco explorado. Ao todo, a capacidade instalada de geração solar no Brasil somou 13,6 GW até o final de 2021, colocando o país na 13ª colocação global, uma posição acima daquela ocupada pelo mercado brasileiro no ano anterior.

Na semana passada, o Brasil atingiu a marca de 15 GW de potência instalada, com a expectativa de que essa capacidade siga aumentando em ritmo acelerado no curto prazo, beneficiando-se do novo marco regulatório que prevê isenção de pagamento da Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD) pelos geradores de energia solar instalados no país até 6 de janeiro de 2023. Canal Solar, Ciclovivo, Estadão e Exame, entre outros, destacaram essa notícia.

 

ClimaInfo, 27 de abril de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar