
A expansão da geração elétrica solar no Brasil garantiu a 4ª posição no ranking global de aumento de capacidade fotovoltaica em 2021, de acordo com dados da ANEEL compilados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). No ano passado, o país adicionou cerca de 5,7 GW de capacidade nova de geração solar, tanto por sistemas próprios de geração distribuída como por grandes usinas conectadas ao Sistema Interligado Nacional.
Comparado com o Top 3, o montante brasileiro parece pequeno – China (+52,9 GW), Estados Unidos (+19,9 GW) e Índia (+10,3 GW) estão à frente do Brasil no ranking. Ainda assim, a expansão é notável e reforça o potencial do país nesse mercado, ainda pouco explorado. Ao todo, a capacidade instalada de geração solar no Brasil somou 13,6 GW até o final de 2021, colocando o país na 13ª colocação global, uma posição acima daquela ocupada pelo mercado brasileiro no ano anterior.
Na semana passada, o Brasil atingiu a marca de 15 GW de potência instalada, com a expectativa de que essa capacidade siga aumentando em ritmo acelerado no curto prazo, beneficiando-se do novo marco regulatório que prevê isenção de pagamento da Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD) pelos geradores de energia solar instalados no país até 6 de janeiro de 2023. Canal Solar, Ciclovivo, Estadão e Exame, entre outros, destacaram essa notícia.
ClimaInfo, 27 de abril de 2022.
Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.