Forte onda de calor eleva termômetros acima dos 40°C na Índia e no Paquistão

26 de abril de 2022
onda de calor Índia Paquistão
EPA

Ainda não é verão no hemisfério norte, mas países como Índia e Paquistão já estão sofrendo com temperaturas excessivamente altas para esta época do ano. E a situação pode ficar ainda pior nos próximos dias, com meteorologistas alertando para o risco de os termômetros superarem a marca dos 40°C em partes da Índia – e até incríveis 50°C no Paquistão. Como sempre, o impacto maior será sentido pelas comunidades e famílias mais pobres, que já sofrem historicamente com eventos climáticos extremos e que não têm condições de pagar pelo conforto de um ar-condicionado.

O forte calor já vinha causando problemas desde março. O mês passado fechou com os recordes históricos de temperatura na Índia, na casa dos 35°C, o maior registro em 125 anos de monitoramento científico. Na última semana, diversas cidades no centro-norte da Índia registraram temperaturas superiores a 42°C; em Wardha, no estado de Maharashtra, o calor chegou a 45°C. Segundo o Washington Post, a expectativa é de que o calor siga forte nos próximos dias e semanas, especialmente ao norte, próximo da fronteira com o Nepal, com temperaturas na casa dos 45°C a 49°C neste final de semana.

No Independent, Saphora Smith comparou a situação no sul da Ásia com o começo do romance “The Ministry for the Future”, do escritor Kim Stanley Robinson. “O livro começa com Frank May, que está passando por uma devastadora onda de calor e alta umidade na Índia. A alta demanda por ar condicionado causa falta de energia, o que significa que apenas aqueles com geradores podem se manter vagamente refrescados. Eventualmente, milhões morrem deixando a nação traumatizada e lutando para se proteger de mais sofrimento”.

A NBC News também destacou o impacto do calor extremo na Índia e no Paquistão.

Em tempo 1: Por falar em Índia, o Carbon Brief destacou um estudo recente, publicado na Global Change Biology, que mostrou como a intensificação da crise climática está facilitando a perda de vegetação nativa, ameaçando centenas de espécies endêmicas que podem se extinguir nas próximas décadas. O impacto parece ser mais intenso no nordeste indiano, que registrou a maior parte da perda florestal nas primeiras décadas do século XXI.

Em tempo 2: Já no Paquistão, a instabilidade política ameaça objetivos ambiciosos definidos pelo país nos últimos anos para o plantio de florestas. A promessa era uma das bandeiras do ex-primeiro-ministro Imran Khan, que perdeu o cargo no começo do mês por divergências com partidos políticos no Parlamento paquistanês. Como observou Amor Saeed, no Climate Home, especialistas e ativistas climáticos do país estão pedindo ao novo governo, encabeçado pelo premiê Shehbaz Sharif, que mantenha o compromisso de plantar mais de 3 bilhões de árvores até 2023.

 

ClimaInfo, 27 de abril de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar