Estudo: crise climática pode intensificar risco de novas pandemias zoonóticas

28 de abril de 2022

A intensificação da mudança do clima pode servir como uma injeção de adrenalina na ocorrência de doenças zoonóticas neste século, com o risco maior de novas pandemias. A conclusão é de um novo estudo, publicado nesta semana na revista Nature por pesquisadores da Universidade de Georgetown (EUA). De acordo com a pesquisa, o mundo poderá registrar pelo menos 15 mil casos de vírus “saltando” entre espécies – ou seja, passando de animais para seres humanos – nos próximos 50 anos. O número é puxado principalmente por dois fatores: a perda dos habitats naturais, causada pelo avanço do desmatamento e da urbanização de áreas hoje naturais, e o aquecimento global, que permitirá a essas doenças circular por regiões cada vez mais vastas.

“À medida que o mundo muda, a face da doença também mudará”, observou Gregory Albery, co-autor do estudo, ao Guardian. “Isso está acontecendo, não é evitável mesmo nos melhores cenários de mudança do clima, o que exige de nós medidas para construir infraestruturas de saúde para proteger as populações animais e humanas”. O estudo prevê mudanças na distribuição geográfica de mais de 3,1 mil espécies de mamíferos em decorrência da mudança do clima e do uso da terra até 2070.

Os morcegos serão responsáveis pela maior parte da propagação de novas doenças, por conta de sua capacidade de viajar grandes distâncias. Isso é relevante, já que a principal suspeita sobre a origem do SARS-CoV-2 é de que ele tenha surgido dos morcegos e “pulado” para seres humanos na região de Wuhan, na China. O estudo também teve destaque em veículos como Associated Press, Financial Times e NY Times.

 

ClimaInfo, 29 de abril de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar