ONU: degradação já atinge 40% do solo terrestre e crise climática pode intensificar o problema

ONU degradação do solo
Anadolu Agency / Getty

A maneira como os recursos naturais terrestres (solo, água, biodiversidade) estão sendo administrados pela humanidade coloca em risco não apenas a sobrevivência de muitas espécies de fauna e flora espalhadas pelo planeta, mas também a continuidade da própria espécie humana. O alerta é da Convenção da ONU para o Combate à Desertificação (UNCCD) em seu novo relatório Global Land Outlook 2. Segundo a análise, feita a partir de um levantamento do estado da arte sobre desertificação, a degradação do solo já atinge 40% da superfície terrestre, prejudicando a vida de metade da humanidade e ameaçando mais da metade do PIB global.

De acordo com o relatório, a maior parte dos danos causados ao solo vem da agricultura intensiva, que está esgotando a capacidade de regeneração natural da terra e avançando sobre as áreas verdes ainda existentes. Isso pode se tornar ainda mais dramático com a intensificação de eventos climáticos extremos, precipitados pela mudança do clima, o que pode reduzir ainda mais a capacidade da Terra de absorver e armazenar carbono. Se a degradação seguir no ritmo atual, uma área do tamanho da América do Sul pode ser afetada até 2050.

“Em nenhum outro momento da história moderna a humanidade enfrentou uma série de riscos e perigos familiares e desconhecidos, interagindo em um mundo hiperconectado e em rápida mudança. Não podemos nos dar ao luxo de subestimar a escala e o impacto dessas ameaças existenciais”, destacou o documento. “Conservar, restaurar e usar nossos recursos terrestres de forma sustentável é um imperativo global, que requer ação em uma base de crise. O business-as-usual não é um caminho viável para nossa sobrevivência e prosperidade futuras”.

BBC, Carbon Brief, Guardian e Reuters destacaram os principais pontos do relatório.

Em tempo: Outro relatório, este do Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA), destacou os impactos potenciais do uso desmedido de areia pela humanidade. A areia é o 2º recurso natural mais utilizado pelos seres humanos, atrás apenas da água: todos os anos, cerca de 50 bilhões de toneladas de areia e cascalho são extraídos em todo o mundo, o suficiente para construir um muro de 27 metros de altura por 27 de largura ao redor do planeta. No entanto, a areia não é reconhecida como um recurso estratégico, o que representa um “ponto cego” nos esforços de conservação da biodiversidade, já que a extração desse material impacta diversos ecossistemas terrestres e aquáticos. Guardian e Reuters deram mais informações.

 

ClimaInfo, 28 de abril de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.