Costa do Marfim abre conferência da ONU sobre desertificação

Costa do Marfim COP15 desertificação
AFP - SIA KAMBOU

A Convenção da ONU sobre Desertificação (UNCCD) abriu sua 15ª Conferência das Partes (COP15) nesta 2ª feira (9/5) na Costa do Marfim. Menos conhecida do que suas “irmãs” relacionadas à diversidade biológica (CDB) e mudança do clima (UNFCCC), a UNCCD lida com uma preocupação ambiental importante para os países africanos: o avanço da degradação do solo, que impacta não apenas na produção de alimentos, mas também na disponibilidade de água e nas condições de vida local em muitas nações da África.

A RFI destacou os principais pontos do encontro. A ideia dos anfitriões em Abidjan é antecipar parte das discussões que devem acontecer em novembro na Conferência do Clima de Sharm el-Sheikh (COP27), no Egito – em particular, o apoio financeiro dos países ricos para projetos que combatem a desertificação e o aquecimento global, como o plantio massivo de floresta. “Nossa cúpula acontece em um contexto de emergência climática que impacta duramente nossas políticas de gestão de terras e exacerba o fenômeno da seca”, destacou o presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, durante a abertura da COP15 de Desertificação. “Os povos [do planeta] depositam uma grande esperança em nossa ação. Não temos o direito de desapontá-los”.

Um dos objetivos concretos do encontro de Abidjan é criar um programa para restauração de terras com cerca de US$ 1,5 bilhão de financiamento para um período de cinco anos ainda nesta década. Os recursos permitirão o uso de ferramentas tecnológicas para impulsionar o plantio de árvores, como drones para distribuir as sementes, além de estudos sobre espécies mais resistentes à seca para reparar as terras degradadas. A Reuters deu mais detalhes.

 

ClimaInfo, 10 de maio de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.