UE lança plano de 300 bilhões de euros para afastar dependência energética da Rússia

UE dependência energética
Pascal Rossignol / Reuters

A Comissão Europeia apresentou ontem (18/5) um plano de expansão da geração de energia renovável nos países da União Europeia para, assim, acabar com a dependência de combustíveis fósseis importados da Rússia. O tema ganhou urgência nos últimos meses depois do governo Putin invadir a Ucrânia, o que causou uma série de sanções internacionais à economia russa e cobranças aos governos europeus por conta do financiamento da máquina de guerra russa por meio das compras de petróleo e gás natural de Moscou.

Pela proposta, batizada de REPowerEU, os países da UE atuarão em duas frentes. No curto prazo, a necessidade de reduzir importações de petróleo e gás russos exigirá investimentos de até 12 bilhões de euros na construção de novos terminais de gás natural liquefeito (GNL) e na reforma das usinas e refinarias que utilizam petróleo russo para outros tipos de petróleo. Ao mesmo tempo, as exigências da UE para abandonar a queima de carvão na geração elétrica devem ficar flexíveis, além de um novo impulso para a geração nuclear.

Já no médio e longo prazo, ao menos no papel, a UE promete foco na expansão da geração de energia por fontes renováveis. A meta europeia para geração renovável em 2030 aumentará de 40% para 45% da matriz energética do bloco. Além disso, o consumo de energia precisa cair em 13% no mesmo período, em um volume acima da meta atual de 9%. Isso deve movimentar cerca de 200 bilhões de euros nos próximos cinco anos. De acordo com a Comissão Europeia, estes investimentos garantirão uma economia de 100 bilhões de euros anuais que hoje são gastos na importação de energia da Rússia.

Associated Press, BBC, Financial Times, Guardian, Reuters, Wall Street Journal e Valor repercutiram o plano europeu para se livrar da energia fóssil russa.

 

ClimaInfo, 19 de maio de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.