Entrada do Brasil na OCDE fica para 2023, se tudo der certo

Brasil OCDE 2023
Divulgação

O Brasil está em conformidade com 121 dos 229 instrumentos legais da OCDE, segundo declarou ontem o secretário-geral da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, Mathias Cormann.

Segundo Cormann, a OCDE vê quatro frentes de atenção para o país: melhora da qualidade de gastos e solidez do arcabouço fiscal de médio prazo; aumento da competição do mercado interno; melhorias educacionais; e que as políticas ambientais estejam de acordo com as regras da OCDE, segundo informa o Valor. “O mundo precisa urgentemente de ações mais ambiciosas a respeito da mudança climática”, disse Cormann.

O Estadão traz a fala de Paulo Guedes em evento conjunto realizado ontem com o clube dos países ricos. Para ele, o Brasil está atrasado no processo de adesão à OCDE. Além disso, Guedes reconheceu que o acesso ao organismo internacional é longo e pode levar algum tempo pela frente.

O processo é realmente longo e enfrentará muitas dificuldades nas comissões da OCDE, que avaliarão a conformidade do país às regras da organização.

 

ClimaInfo, 23 de junho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.