Países europeus decidem eliminar carros a combustão até 2035

29 de junho de 2022
carros a combustão União Europeia
AFP/Arquivo

Os ministros do meio ambiente da União Europeia chegaram a um acordo para definir um prazo para o fim da produção e da comercialização de veículos novos com motores a combustão nos mercados europeus. Pela proposta, esse tipo de veículo terá sua venda proibida a partir de 2035. A ideia vinha sendo debatida dentro da UE no âmbito de seu pacote de medidas para impulsionar a transição energética e a redução de 55% de suas emissões de gases de efeito estufa até 2030 em relação a 2019.

A decisão representa um marco importante para a indústria automobilística global, já que define um cronograma para a adoção disseminada dos veículos elétricos nos países europeus, um mercado importante para o setor. Além disso, abre caminho para que outros países, como Estados Unidos e China, também se articulem para “aposentar” os carros a combustão de suas fábricas automotivas. 

“Tenho plena confiança de que a indústria automobilística europeia pode administrar [essa mudança]”, disse Frans Timmermans, vice-presidente executivo da Comissão Europeia para o Green Deal. “Nossos fabricantes de automóveis estão entre os líderes industriais da Europa e podem continuar sendo assim ao abraçarem essa mudança global”.

AFP, Associated Press, Bloomberg, Financial Times, Guardian e Valor, entre outros, repercutiram a notícia.

 

ClimaInfo, 30 de junho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar