A mudança climática aumentou as fortes chuvas que atingiram Recife

5 de julho de 2022
Chuvas Pernambuco
Ministério do Turismo / Reprodução

As fortes chuvas que atingiram Pernambuco em maio passado foram potencializadas pela mudança do clima. A conclusão é de um novo estudo divulgado pela rede World Weather Attribution. O estudo é a primeira análise de atribuição de evento extremo à questão climática para o Brasil.

Segundo o estudo, as mudanças na dinâmica climática global causadas pelo acúmulo crescente de gases de efeito estufa na atmosfera e o consequente aumento da temperatura média planetária, tornaram as chuvas em Pernambuco cerca de 20% mais fortes do que seriam em condições normais.

Em termos probabilísticos, essas chuvas continuam sendo um evento raro mesmo no clima atual, com a temperatura média cerca de 1,2oC mais quente do que antes da Revolução Industrial. Segundo o estudo, chuvas totais para o período de sete e 15 dias, como as observadas em maio passado, têm aproximadamente uma chance de 1 em 500 e 1 em 1000, respectivamente.

Os cientistas concluíram que a mudança do clima tornou esse evento mais provável, ainda que não esteja claro o quão mais provável.

O estudo analisou também o (des)preparo do poder público na prevenção e mitigação de eventos climáticos deste tipo em Pernambuco. A despeito de Recife figurar entre as capitais brasileiras mais engajadas na questão climática, a situação de vulnerabilidade de comunidades mais pobres ainda é preocupante e contribuiu para ampliar o impacto das chuvas de maio. Por conta disso, os pesquisadores defendem medidas mais emergenciais para aumentar a resiliência destas comunidades e minimizar os efeitos das chuvas no futuro.

Jornal do Comércio, Estadão, Folha e Observatório do Clima abordaram os principais pontos do estudo.

Em tempo: As chuvas seguem causando destruição em Alagoas. À CNN Brasil, o coordenador da Defesa Civil do estado, coronel Moisés Melo, afirmou que “os danos público, privado, ambiental e social foram enormes, e incalculáveis para o momento”. Mais da metade dos municípios alagoanos registraram perdas associadas às inundações causadas pelas chuvas. Até a tarde desta 3a feira (5/7), seis mortes tinham sido confirmadas pelas autoridades locais, com mais de 56 mil pessoas desabrigadas e desalojadas. Estadão, g1 e Poder360, entre outros, deram mais informações.

 

ClimaInfo, 6 de julho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar