Onda de calor: incêndios se espalham na Europa

21 de julho de 2022
incêndios florestais Europa
montagem MetSul

O forte calor que assola boa parte da Europa também tem causado diversos focos de incêndio em todo o continente, especialmente na região mediterrânea. Nas últimas semanas, foi registrado fogo em países como Espanha, França, Grécia, Itália e Portugal, além de focos menores no Reino Unido (inclusive no entorno de Londres) e na Turquia.

A Reuters destacou a preocupação dos portugueses com o forte calor e os incêndios. Há cinco anos, o país viveu sua temporada mais devastadora de fogo, com as chamas queimando boa parte do interior do país e causando a morte de 66 pessoas. Mesmo com investimentos recentes em prevenção e combate do fogo, o risco de incêndios como os de 2017 ainda é grande, especialmente por conta do ar seco.

Na Toscana italiana e na Atenas grega, centenas de pessoas foram retiradas de áreas sob risco de avanço do fogo, noticiaram Associated Press e Reuters. Já a AFP destacou o impacto dos incêndios no sul da França, com  moradores e turistas na região de Gironde lamentando a destruição completa causada pelo fogo. Os incêndios no Reino Unido tomaram conta das capas de jornais nesta 4ª feira (20/7), com cenas dignas de filmes apocalípticos. Como destacou a MetSul, os bombeiros britânicos experimentaram anteontem seu pior dia desde dos bombardeios alemães da Segunda Guerra Mundial.

“A Europa está chegando à era do fogo”, destacou Matt Simon na WIRED. Como na Califórnia, porções da Europa Ocidental sofrem hoje com uma estiagem que reduziu significativamente a umidade no solo, deixando-o mais seco. Com as temperaturas mais altas e a falta de ação preventiva para retirada de material orgânico inflamável, o que temos é uma “bomba de fogo” estourando nas áreas naturais na Europa. 

Na mesma linha, Sam Schechner e Nick Kostov escreveram no Wall Street Journal que os países europeus precisam se atentar mais para a adaptação climática e a prevenção de incêndios para diminuir o risco de desastres como aquele vivido por Portugal em 2017.

 

ClimaInfo, 21 de julho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar