Para União Europeia, crédito para carros elétricos nos EUA fere regras da OMC

11 de agosto de 2022
EUA carros elétricos
AP / Paul Sancya

O pacote climático aprovado pelo Senado dos EUA nesta semana pode causar um embate com os parceiros da União Europeia. De acordo com a Associated Press, representantes da UE afirmaram que uma das medidas anunciadas neste plano – o crédito fiscal de até US$ 7,5 mil para a compra de veículos elétricos fabricados nos EUA – pode violar as regras gerais da Organização Mundial do Comércio (OMC), já que cria uma restrição indireta à compra de elétricos fabricados fora do país.

“A União Europeia está profundamente preocupada com esta nova e potencial barreira comercial transatlântica. Achamos que [a medida] é discriminatória, já que discrimina os produtores estrangeiros em relação aos produtores dos EUA”, afirmou a porta-voz da Comissão Europeia, Miriam Garcia Ferrer. “É claro que isso significaria que [a medida] seria incompatível com as regras da OMC”.

A ideia dos parlamentares democratas, responsáveis pela aprovação do plano, é criar um incentivo para a fabricação doméstica de veículos elétricos, utilizando peças e matéria-prima local e diminuindo a dependência de cadeias de suprimento do exterior. Os aliados do presidente Joe Biden estão vendendo a proposta como um exemplo do esforço do governo norte-americano para gerar novos postos de trabalho verde no país, em linha com seus esforços de recuperação econômica e ação climática.

A aprovação do pacote climático é também um trunfo importante para a diplomacia climática dos EUA. Depois de repetidos baques e tropeços, a Casa Branca quer aproveitar a vitória legislativa para reforçar a “liderança” de Washington nos esforços globais para enfrentar a mudança do clima. “Nossa capacidade de ter credibilidade no cenário global depende de nossa capacidade de entregar [resultados] em casa”, disse à Associated Press Ali Zaidi, vice-conselheiro nacional de clima do governo Biden. “Nós somos o pace car [carro de ritmo, comum em corridas automobilísticas]. Isso ajuda outras pessoas a irem cada vez mais rápido”.

Ainda assim, o plano aprovado pelos democratas no Senado dos EUA ainda é aquém, em termos de ambição, daquilo que os parlamentares deste mesmo partido tentavam articular há pouco mais de uma década. Em 2010, aliados do então presidente Barack Obama estiveram próximos de aprovar a criação de um sistema de cap-and-trade para redução das emissões. Ao final, entretanto, o projeto desmoronou e nunca mais voltou à baila.

O Washington Post levantou algumas explicações para o fracasso do cap-and-trade em 2010 e o sucesso do plano climático de 2022. A começar, a redução na amplitude da ambição foi chave: enquanto a proposta anterior criava um sistema de restrições, o pacote atual é cheio de incentivos, inclusive para setores que perderiam bastante sob o mecanismo de cap-and-trade. A mudança no contexto também é uma diferença relevante, já que a questão climática hoje é ainda mais evidente do que era há uma década. Mas uma coisa se manteve de lá pra cá: a paralisia institucional do Congresso, que quase jogou o plano atual na lata de lixo.

 

ClimaInfo, 12 de agosto de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar