Justiça nega recurso e termelétricas flutuantes seguem suspensas na Baía de Sepetiba

28 de agosto de 2022
termelétricas flutuantes
Arayara.org

Segue a queda-de-braço em torno das usinas termelétricas flutuantes na Baía de Sepetiba, no Rio de Janeiro. Na última 5ª feira (25/8), o Tribunal de Justiça do Estado negou uma liminar requisitada pelo governo fluminense e manteve os efeitos da decisão da 2ª Vara da Fazenda Pública que suspendeu a instalação e a operação das quatro usinas movidas a gás natural fóssil.

A desembargadora Daniela Brandão Ferreira, responsável pela decisão, concordou com o argumento de seus colegas do Judiciário fluminense, quanto a empreendimentos como esse terem o dever de  apresentar o estudo de impacto ambiental e relatório de impacto ambiental (EIA-RIMA).

O governo do RJ havia isentado a empresa Karpowership, responsável pela obra, de apresentar estes documentos, de maneira a acelerar sua instalação. 

Na semana passada, o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, voltou atrás na decisão da própria agência que revogava as outorgas das térmicas flutuantes. Em parte por conta dos problemas na Justiça, a obra contratada no ano passado durante o leilão emergencial de energia não conseguiu ser concluída dentro dos prazos estabelecidos pela ANEEL, o que justificou a suspensão inicial das outorgas.

Canal Energia, epbr e Valor repercutiram a decisão da Justiça do RJ contra as térmicas flutuantes de Sepetiba.

 

ClimaInfo, 29 de agosto de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar