Manchas de óleo reaparecem em praias no Nordeste

29 de agosto de 2022
óleo no Nordeste novamente
Reprodução Twitter

Dois estados do Nordeste voltaram a registrar manchas de óleo nas praias na última semana, pouco mais de três anos após o grande derramamento de petróleo que tomou conta de boa parte do litoral brasileiro. O g1 destacou fragmentos de óleo encontrados em praias de Salvador (BA), com características similares àquelas registradas em 2019. Manchas também foram encontradas no sul baiano, na região de Porto Seguro, e no litoral norte da região metropolitana da capital. Análises iniciais indicam que o óleo encontrado agora pode ser do mesmo tipo daquele de três anos atrás.

Já a Folha informou que manchas parecidas também foram encontradas em praias de cinco municípios de Pernambuco, incluindo Recife. O prefeito da capital, João Campos, escreveu no Twitter que o volume do óleo atual é bem menor que o de 2019, mas que as autoridades pernambucanas precisam estar alertas para novas manchas. Já o senador pernambucano, Jean Paul Prates, destacou que, por conta da corrente do mar, o óleo pode chegar a outros estados ao norte, como Paraíba e Rio Grande do Norte.

CBN Recife, Folha de Pernambuco e Metrópoles também repercutiram essa notícia.

 

ClimaInfo, 30 de agosto de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar