Incêndios na Califórnia, enchentes no Mississippi: EUA entre extremos climáticos

Mississippi água
PBS

O fim de semana foi marcado pelo efeito de eventos extremos em diferentes partes dos EUA. No sul, a forte chuva que causou uma inundação na capital do Mississippi, Jackson, ainda está trazendo dores de cabeça aos moradores e às autoridades locais. Já na costa oeste, principalmente na Califórnia, uma nova onda de calor facilitou a disseminação de incêndios florestais, enquanto milhões de pessoas tiveram que economizar energia para evitar um colapso na distribuição.

No Mississippi, a principal preocupação está no fornecimento de água potável à população. As inundações da última semana danificaram a principal estação de tratamento de água da cidade de Jackson, deixando cerca de 150 mil pessoas sem água tratada. Obras de reparo já estão sendo feitas, o que restabeleceu parcialmente a pressão hídrica na maior parte das residências. No entanto, o governo municipal está pedindo aos moradores que fervam a água antes de seu consumo para evitar contaminação. Por ora, não há um prazo para que o tratamento e o fornecimento pleno de água sejam restabelecidos. PBS, POLITICO e Reuters deram mais informações.

No entanto, o restabelecimento do fornecimento não significa a solução total do problema. Como assinalado pelo Washington Post, há anos os moradores de Jackson experimentam falhas na distribuição de água potável, motivadas em grande parte pela falta de investimentos na modernização da infraestrutura e na ampliação do atendimento às comunidades mais pobres – em sua maioria, compostas por famílias negras.

A inundação apenas deixou evidente o estrago da desatenção governamental para com a questão e a ignorância do governo republicano do Mississippi, um dos estados mais conservadores dos EUA, com a mudança do clima.

“Jackson rapidamente se tornou um símbolo de tudo o que falamos sobre injustiças ambientais e climáticas”, afirmou Katherine Egland, da NAACP (Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor), à Bloomberg

Já na Califórnia, incêndios no norte e no sul do estado estão pressionando bombeiros e autoridades locais. No condado de Siskiyou, ao norte, o incêndio batizado de “Mill” quase dobrou de tamanho neste final de semana, queimando cerca de 1.660 hectares e deixando mais de 1 mil pessoas desabrigadas. Próximo a ele, outro incêndio, de nome “Mountain”, consumiu 2.610 hectares até a manhã deste domingo (4/9).

Ao sul, o incêndio “Route” queimou cerca de 2.105 hectares nos arredores de Los Angeles. Até ontem, os bombeiros afirmavam que mais de 90% do foco tinha sido contido, mas que os esforços de combate às chamas deverão continuar até a próxima 4a feira (7/9), pelo menos. Associated Press, CNN, Guardian, LA Times e Reuters, entre outros, repercutiram o impacto do calor e dos incêndios na Califórnia.

 

ClimaInfo, 5 de setembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.