As “pedaladas” da indústria petroleira para exagerar seu número de postos de trabalho

28 de setembro de 2022
petroleiras empregos exagerados
US Texas Gvnmt Jobs

Enquanto a geração de energia renovável segue crescendo e gerando empregos em todo o mundo, a indústria de combustíveis fósseis apela para a “contabilidade criativa” para exagerar seus números de empregados. Uma análise divulgada pela organização Food & Water Watch na semana passada revelou que essa conta pode estar distorcida em mais de 10 milhões de empregos.

Os números exagerados teriam como objetivo dificultar eventuais medidas governamentais contra a indústria fóssil, sob a justificativa de que poderiam levar ao fechamento de postos de trabalho no setor. “A indústria do petróleo e gás e seus proponentes estão enganando o público e os formuladores de políticas sobre os benefícios econômicos desse setor destrutivo”, afirma o relatório.

De acordo com a Food & Water Watch, o principal estratagema utilizado pelo setor para insuflar seu número de empregados está na inclusão dos postos de emprego indiretos, como motoristas de caminhão e atacadistas que vendem ou entregam produtos de combustível fóssil, ou até mesmo empresas que fabricam asfalto e telhados, materiais feitos de petróleo. Nos EUA, só os empregos nos postos de combustíveis representariam cerca de metade do total citado por entidades representativas e lobistas da indústria fóssil (11,3 milhões).

“A indústria de petróleo e gás prefere pagar aos acionistas do que aos trabalhadores”, disse Oakley Shelton-Thomas, pesquisador sênior da Food & Water Watch . “Deve estar claro agora que mais produção significa mais poluição, mas isso não significou preços mais baixos ou mais empregos.”

O Inside Climate News deu mais detalhes sobre o levantamento.

Em tempo: O governo do Peru decretou estado de emergência de 90 dias em área da Amazônia por conta de um vazamento de petróleo. Duas semanas atrás, o oleoduto Norperuano sofreu uma ruptura na região de Loreto, no nordeste do país, derramando cerca de 2,5 mil barris de petróleo bruto no rio Cuninico e afetando seis comunidades indígenas. A notícia é da CNN Brasil.

 

ClimaInfo, 29 de setembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar