Mesmo com tratorada bolsonarista, indígenas conseguem ampliar representação no Legislativo

bancada indígena
Jornalistas Livres

A turma do agronegócio pode ter “feito a festa” nas eleições para o Congresso, mas eles não vão tocar a banda sozinho. Pela primeira vez, os Povos Indígenas brasileiros terão duas representantes na Câmara dos Deputados na próxima legislatura: Sônia Guajajara, eleita por SP, e Célia Xakriabá, por MG, ambas pelo PSOL.

Sônia Guajajara é coordenadora-executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e uma das lideranças indígenas de maior destaque do país. Em maio passado, ela foi incluída na lista de 100 personalidades mais influentes do mundo pela revista norte-americana TIME.

Já Célia Xakriabá é professora, formada na 1a turma de Educação Indígena da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ativista indígena, ela também foi assessora parlamentar da deputada Áurea Carolina, que a apoiou nesta campanha eleitoral.

As duas candidaturas foram apoiadas pelo movimento indígena no contexto do projeto Aldear a Política. As eleições deste ano foram históricas para esses povos: o número de candidatas mulheres indígenas aumentou 189%, passando de 29 em 2018 para 84 em 2022. Ao todo, 186 candidaturas indígenas foram lançadas neste ciclo eleitoral em todo o país, somando quase 500 mil votos, outro marco histórico para o movimento.

“É uma articulação por uma reparação histórica que vem para romper com o avanço do projeto genocida e de privilégios de lucros e exploração da natureza em detrimento da vida”, explicou Kleber Karipuna, da APIB. “Esse é o principal ganho do movimento Aldear a Política: enraizar na sociedade a ideia de que os Povos Indígenas são parte da solução, se apresentam como alternativa viável ao modelo de exploração que nos trouxe até aqui”.

Em tempo: Em compensação, a deputada federal Joênia Wapichana não conseguiu a reeleição em Roraima. Ela foi a única parlamentar indígena da atual legislatura e uma importante liderança para pautas de meio ambiente, clima e Direitos Humanos e Indígenas no Congresso Nacional nos últimos quatro anos.

 

ClimaInfo, 04 de outubro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.