Mesmo com tratorada bolsonarista, indígenas conseguem ampliar representação no Legislativo

3 de outubro de 2022
bancada indígena
Jornalistas Livres

A turma do agronegócio pode ter “feito a festa” nas eleições para o Congresso, mas eles não vão tocar a banda sozinho. Pela primeira vez, os Povos Indígenas brasileiros terão duas representantes na Câmara dos Deputados na próxima legislatura: Sônia Guajajara, eleita por SP, e Célia Xakriabá, por MG, ambas pelo PSOL.

Sônia Guajajara é coordenadora-executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e uma das lideranças indígenas de maior destaque do país. Em maio passado, ela foi incluída na lista de 100 personalidades mais influentes do mundo pela revista norte-americana TIME.

Já Célia Xakriabá é professora, formada na 1a turma de Educação Indígena da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ativista indígena, ela também foi assessora parlamentar da deputada Áurea Carolina, que a apoiou nesta campanha eleitoral.

As duas candidaturas foram apoiadas pelo movimento indígena no contexto do projeto Aldear a Política. As eleições deste ano foram históricas para esses povos: o número de candidatas mulheres indígenas aumentou 189%, passando de 29 em 2018 para 84 em 2022. Ao todo, 186 candidaturas indígenas foram lançadas neste ciclo eleitoral em todo o país, somando quase 500 mil votos, outro marco histórico para o movimento.

“É uma articulação por uma reparação histórica que vem para romper com o avanço do projeto genocida e de privilégios de lucros e exploração da natureza em detrimento da vida”, explicou Kleber Karipuna, da APIB. “Esse é o principal ganho do movimento Aldear a Política: enraizar na sociedade a ideia de que os Povos Indígenas são parte da solução, se apresentam como alternativa viável ao modelo de exploração que nos trouxe até aqui”.

Em tempo: Em compensação, a deputada federal Joênia Wapichana não conseguiu a reeleição em Roraima. Ela foi a única parlamentar indígena da atual legislatura e uma importante liderança para pautas de meio ambiente, clima e Direitos Humanos e Indígenas no Congresso Nacional nos últimos quatro anos.

 

ClimaInfo, 04 de outubro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar