Justiça concede liberdade provisória a suspeito de ordenar mortes de Bruno Pereira e Dom Phillips

11 de outubro de 2022
Bruno Pereira Dom Philips suspeito solto
Reprodução

A Justiça Federal no Amazonas concedeu liberdade provisória a Rubens Villar Coelho, vulgo Colômbia, suspeito de ter mandado matar Bruno Pereira e Dom Phillips em junho, no Vale do Javari. A concessão se relaciona à prisão por uso de documento falso. No entanto Colômbia segue preso por pesca ilegal e associação criminosa. Este segundo mandato de prisão poderá ser revisto amanhã (12/10).

Na decisão referente ao uso de documento falso, o juiz federal escreveu: “É verdade que a conduta do preso é lastimável. Ele criou esse problemão para si. Não foi o MPF [Ministério Público Federal] ou a PF. Não obstante isso, reafirmo: há documentos por onde se começar uma busca em caso de fuga”.

Segundo informa a Folha, o juiz determinou ainda “o pagamento de fiança no valor de R$ 15 mil; o comparecimento mensal à Justiça; permanecer em reclusão domiciliar; monitoração eletrônica; proibição de viagens para fora do Brasil; e entrega do passaporte.”

Como comentamos em julho passado, Colômbia foi detido ao tentar entrar no Brasil portando documentação falsa. Ele negou envolvimento no assassinato de Bruno e Dom e disse ter apenas uma “relação comercial” com os pescadores do Vale do Javari. No entanto, a PF suspeita que Coelho financia a pesca ilegal em áreas indígenas na região da fronteira como uma maneira para lavar dinheiro e até mesmo esconder as drogas em carregamentos de pescado. Para preservar seus negócios, ele teria colocado a cabeça de Bruno Pereira a prêmio entre os criminosos da região.

CNN, UOL, O Globo, g1 também divulgaram a notícia.

Em tempo 1: O corpo do indigenista Maxciel Pereira dos Santos, morto a tiros em 2019 no Amazonas, foi exumado no dia 4 de outubro, em Tabatinga. A PF busca recuperar um projétil que eventualmente possa ter ficado alojado no corpo de Maxciel para descobrir qual foi a arma que matou o ambientalista. A suspeita é de possível relação de Colômbia com o assassinato de Maxciel.

Em tempo 2: O programa Profissão Repórter da TV Globo mostrará hoje (11/10) o processo da pesca na Amazônia e como a atividade ilegal prejudica a população da regiãio.

 

ClimaInfo, 11 de outubro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar