Estoques cheios derrubam preço do gás na Europa e aliviam pressão sobre consumidores

Europa crise energética gás
AP Photo/Daniel Niemann

A correria dos países europeus nos últimos meses para garantir os estoques de gás natural necessários para o próximo inverno gerou uma situação curiosa. Beneficiada por um clima mais quente do que o normal neste outono e com tanques repletos, a demanda efetiva pelo combustível para geração de energia caiu acentuadamente nas últimas semanas, de tal maneira que derrubou seu preço em mais de 2/3 em relação ao pico registrado nos meses de junho e julho. Ou seja, como bem assinalou a Bloomberg, está sobrando gás na Europa.

Obviamente, isso é positivo para os consumidores europeus de energia. O clima mais ameno retardou a necessidade de acionar os aquecedores, diminuindo assim a demanda energética. Com menos gás sendo queimado agora, os estoques ficam mais seguros para o período efetivamente frio, afastando o risco de racionamento ou colapso no fornecimento. Mas esse cenário pode ser bem diferente até o final do ano, a depender da intensidade e da duração do frio no inverno.

Exatamente por conta dessa incerteza, e com o fantasma de um desabastecimento prolongado de gás natural russo em virtude da guerra na Ucrânia, os governos da União Europeia seguem costurando novos planos para aumentar a segurança energética e diminuir o impacto do preço da energia sobre a inflação.

A Reuters informou que os ministros de energia da UE programaram uma nova conversa em novembro para definir um teto ao preço do gás, medida vista por alguns governos como necessária para evitar um efeito cascata descontrolado sobre a economia. A Associated Press também abordou essa questão.

 

ClimaInfo, 26 de outubro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.