Brasil, Indonésia e República Democrática do Congo firmam acordo para articulação internacional pró-florestas

COP27 OPEP das Florestas
Daniela Luquini/Divulgação

Representantes de Brasil, Indonésia e República Democrática do Congo firmaram nesta 2ª feira (14/11) uma declaração conjunta de cooperação pela proteção das florestas tropicais. A ideia dos três países, donos dos maiores estoques de floresta tropical do planeta, é alinhar seus posicionamentos nos principais fóruns internacionais de meio ambiente, como as negociações sobre clima e biodiversidade, com foco principalmente em captação e facilitação de acesso a recursos para projetos florestais.

A articulação vinha acontecendo desde a Conferência do Clima de Glasgow (COP26), no ano passado, e ganhou força nos últimos meses. Durante a campanha eleitoral, o presidente-eleito Lula defendeu uma aproximação entre os três países, mas a gestão derradeira de Jair Bolsonaro intensificou esforços para antecipar o anúncio para a cúpula do G20, que acontece na Indonésia nesta semana.

Na COP27, em Sharm el-Sheikh, havia grande expectativa em torno do anúncio da aliança, batizada por alguns como a “OPEP das Florestas”, em alusão ao cartel de produtores de petróleo que controla o mercado global. No entanto, como a Folha ressaltou, os termos da declaração causaram incômodo entre alguns ambientalistas, pois o texto acabou dando maior peso a mecanismos de mercado de carbono, sem citar metas de conservação da biodiversidade.

“Esta OPEP das Florestas está parecendo mais um cartel de carbono do que uma aliança moderna que responde às necessidades de um bilhão de pessoas”, criticou Oscar Soría, da Avaaz. “Esperamos que o próximo governo Lula possa corrigir a direção dessa aliança”.

O lançamento da aliança teve ampla repercussão na imprensa nacional e estrangeira, com destaques em veículos como Estadão, Folha, NY Times, Reuters e Valor.

 

ClimaInfo, 16 de novembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.