Pequim e Nova Déli, duas capitais e o mesmo problema – a poluição do ar

Índia China poluição do ar
Ng Han Guan/AP

Duas das maiores metrópoles da Ásia sofrem com um problema crônico comum: a poluição atmosférica. Pequim, na China, e Nova Deli, na Índia, se desdobram há décadas para resolver a questão, que ganhou mais urgência nos últimos anos por conta dos efeitos da exposição de longo prazo de seus habitantes ao ar sujo. Até agora, os chineses tiveram mais sucesso que os indianos na tarefa de tornar sua capital mais “respirável”.

O NY Times fez um balanço dos esforços de China e Índia para combater o smog. Um aspecto que pode explicar, ao menos parcialmente, os resultados diferentes está na forma como cada país define e implementa suas políticas públicas: enquanto a China é uma ditadura intransigente, que empreende ações radicais e atropela qualquer oposição, a Índia é uma democracia confusa, onde o poder público possui menos capacidade de mobilização.

Outro aspecto é a situação socioeconômica de cada capital. Em Pequim, a emergência de uma classe média abastada nas últimas décadas mudou a maneira como o governo chinês via a questão da poluição: demandas por um ar mais limpo ganharam força, a ponto de o poder público impor restrições à atividade industrial (e, assim, a produtividade e rentabilidade das fábricas).

Em Déli, onde a maior parte da população ainda vive em condições muito críticas, a questão econômica ainda é mais forte que a urgência de saúde pública na cabeça dos gestores públicos.

 

ClimaInfo, 24 de novembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.