Rios mais secos e degelo nos polos: as marcas da crise climática nos estoques globais de água

30 de novembro de 2022
degelo polos
Fabrice COFFRINI AFP

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) publicou nesta 3ª feira (29/11) seu primeiro relatório sobre o estado dos recursos hídricos globais, que oferece um olhar abrangente sobre os efeitos da crise climática sobre os estoques de água ao redor do mundo. As conclusões não são boas: mesmo com o La Niña favorecendo a ocorrência de chuvas em algumas regiões, o quadro geral é de condições mais secas.

De acordo com o relatório, que analisa a situação referente ao ano de 2021, as áreas de vazão abaixo da média são aproximadamente duas vezes maiores que as áreas com vazão acima dela, em comparação com a média hidrológica de 30 anos. Um reflexo disso é a piora no acesso das pessoas à água, especialmente nas regiões mais pobres e vulneráveis do mundo, que não contam com uma rede de saneamento e abastecimento.

Atualmente, 3,6 bilhões de pessoas enfrentam acesso inadequado à água pelo menos um mês por ano e a expectativa é de que esse número aumente para mais de 5 bilhões até 2050. Além disso, entre 2001 e 2018, estima-se que 74% de todos os desastres naturais foram relacionados à água, o que demonstra como a intensificação dos eventos climáticos extremos mexe diretamente com os recursos hídricos globais.

“Os impactos das mudanças climáticas são muitas vezes sentidos através da água – secas mais intensas e frequentes, inundações mais extremas, chuvas sazonais mais erráticas e derretimento acelerado das geleiras – com efeitos em cascata nas economias, ecossistemas e todos os aspectos de nossas vidas diárias”, afirmou Petteri Taalas, secretário-geral da OMM.

AFP e Bloomberg destacaram a análise da OMM sobre o estado da água no mundo.

 

ClimaInfo, 30 de novembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar