COP15: a humanidade precisa reverter destruição da natureza, defende Guterres

7 de dezembro de 2022
COP15 biodiversidade António Guterres
LA PRESSE CANADIENNE / PAUL CHIASSON

A Conferência da ONU sobre Biodiversidade (COP15) começa hoje em Montreal, no Canadá, e o secretário-geral António Guterres já deu o tom de sua importância para o futuro da vida na Terra. Para ele, chegou a hora da humanidade reverter seu comportamento destrutivo com a natureza, sob o risco de intensificar problemas que poderão ameaçar a sua própria sobrevivência no futuro.

“Sem a natureza, não temos nada. Sem a natureza, não somos nada”, disse Guterres ontem (6/12), durante a abertura formal das negociações. “E, no entanto, a humanidade parece determinada à destruição. Estamos em guerra contra a natureza. Esta Conferência é sobre a tarefa urgente de se fazer a paz”. AFP, Independent e Reuters abordaram a fala do chefe da ONU.

Na mesma linha, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, defendeu que os países avancem na COP15 rumo a um novo acordo global para a proteção da biodiversidade, com foco no objetivo de proteger 30% do território terrestre e marinho do planeta até 2030, meta batizada de “30×30”.

“Não escolhemos esse número de 30% aleatoriamente. [Ele] é o limiar crítico segundo os maiores cientistas para evitar o risco de extinção e também para garantir nossa segurança alimentar e econômica”, destacou Trudeau, citado pelo Guardian.

A Bloomberg sintetizou os pontos gerais de discussão da COP15. Os países terão até o próximo dia 19 para chegar a um entendimento acerca das novas metas globais de conservação da biodiversidade. Além do “30×30”, outro tópico será o financiamento para natureza – ou melhor, como reverter a falta deste. A Associated Press e a CBN também assinalaram essas questões.

 

ClimaInfo, 7 de dezembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar