Novo governo: “Queremos uma política ambiental transversal”, defende Marina Silva

9 de dezembro de 2022
governo Lula Marina Silva
OUTRAS MÍDIAS / SUMAÚMA

O presidente-eleito Lula encontrará um cenário desafiador em diversas áreas, mas poucas se mostram tão complicadas como a ambiental. Por isso, o próximo governo vem sinalizando uma priorização desse tema, dando um destaque que ele nunca tinha tido até hoje.

“A política ambiental será transversal. Isso significa que a questão ambiental não é setorial, [a partir da ideia] de que não tem impacto sobre as atividades econômicas e de que o meio ambiente é alheio às atividades econômicas. As coisas precisam caminhar juntas”, afirmou a ex-ministra e deputada federal eleita Marina Silva (SP), durante evento com a equipe de transição, citada pelo Valor.

Essa promessa de Lula motivou a reaproximação com Marina, ainda durante a campanha eleitoral, depois de mais de uma década de distanciamento político. Em virtude disso, o nome dela segue entre os favoritos para chefiar o Ministério do Meio Ambiente no próximo governo.

Do “outro lado do balcão”, por assim dizer, representantes do agronegócio também esperam que as ações do novo governo para combater o desmatamento possam melhorar a imagem internacional do setor, severamente prejudicada pelo atual desgoverno.

Em evento setorial nesta semana, eles debateram como a omissão da gestão Bolsonaro no combate ao desmatamento contribuiu para facilitar a aprovação da nova lei que restringe a importação de commodities associadas ao desmatamento na União Europeia.

“O Brasil tem sido vilanizado nessa área [ambiental], mas tem a ver com o descontrole da ilegalidade essencialmente. Isso pode ser reduzido, pode ser feito com esforço coordenado. Deve ser a principal marca do novo governo”, destacou Marcos Jank, do Insper, também citado pelo Valor.

Em tempo: Com o Brasil pensando no novo governo, fica até difícil acompanhar o que acontece com os escombros do antigo. De toda forma, fica aqui a informação: a Justiça de São Paulo julgou improcedente a ação movida por um ex-ministro do meio ambiente do governo Bolsonaro contra o ex-presidenciável Ciro Gomes. O sujeito ficou na bronca por ter sido chamado de “ex-ministro do desmatamento e contrabando” da atual gestão pelo então candidato durante uma entrevista a um podcast. Na decisão, a juíza Patrícia Martins Conceição, da 37ª Vara Cível de SP, argumentou que a declaração de Ciro está embasada em informações veiculadas na imprensa que não foram negadas pelo ex-ministro. g1 e UOL deram mais informações.

 

ClimaInfo, 9 de dezembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar