CDP: empresas ainda falham na divulgação integral de suas informações ambientais

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O CDP (Carbon Disclosure Project) divulgou nesta semana sua Lista A de empresas globais que se destacaram na transparência das informações ambientais em seus relatos corporativos. Mais de 330 companhias entraram na relação deste ano, mas o destaque ficou para a quantidade mínima que conseguiu atingir a maior nota (AAA) – somente 12, o que representa 1,3% do total de empresas envolvidas.

O levantamento do CDP analisou três categorias de informação ambiental: mudanças climáticas, florestas e segurança hídrica. Entre as empresas que figuram na Lista A de mudanças climáticas, 76% delas possuem uma meta de emissões absoluta ou de intensidade com base científica comprovada.

Já a totalidade das empresas da Lista A de florestas tem meta relacionada a florestas vinculada a um compromisso de não desmatamento ou conversão para produção de commodities. Por fim, na relação de empresas melhor classificadas em termos de segurança hídrica, 67% relataram ter metas de retirada de água, redução da poluição da água ou uso eficiente do recurso.

Na outra ponta, mais de 29.500 empresas com valor de pelo menos US$ 24,5 trilhões em capitalização de mercado – grupo que inclui, entre outras, gigantes como Aramco, Tesla, Berkshire Hathaway, ExxonMobil e Chevron – pontuaram F por não responderem a solicitações de divulgação de seus investidores e clientes ou por não fornecerem informações suficientes.

“A divulgação ambiental é o primeiro passo vital para um futuro líquido zero e positivo para a natureza, portanto as empresas da Lista A devem ser elogiadas pelo nível de transparência em suas respostas”, declarou Dexter Galvin, do CDP. “Mas não podemos ignorar que essas empresas são minoria. A maioria ainda não está gerenciando todas as questões ambientais de maneira holística, e muitas permanecem complacentes ou não respondem de forma alguma”. A notícia foi destaque no Financial Times e na Reuters.

 

ClimaInfo, 15 de dezembro de 2022.

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