MapBiomas: incêndios florestais aumentaram 14% em 2022

31 de janeiro de 2023

O fogo consumiu mais de 163 mil km2 de florestas em todo o Brasil em 2022, uma área quase igual à do estado do Acre. O dado é do Monitor do Fogo, operado pelo MapBiomas e IPAM, que divulgou nesta semana um balanço sobre incêndios e queimadas do mês de dezembro.

A maior parte das queimadas registradas no ano passado aconteceu na Amazônia (49%) e no Cerrado (45%). Na comparação com 2021, houve um aumento de 14% no total de área queimada. Mas o dado de dezembro é muito mais preocupante: na comparação com o mesmo mês no ano retrasado, a alta nos incêndios foi de 93%, saltando de 1.748 km2 para 3.327 km2.

Ao mesmo tempo, a área queimada de florestas registrou alta de 93% em relação a 2021, sendo que 85% dos incêndios florestais em 2022 ocorreram na Amazônia. Quanto à área atingida pelo fogo em todos os biomas, 70% estava coberta por vegetação nativa – em maior extensão, as formações savânicas e campestres, encontradas no Cerrado.

Na Amazônia, o Pará foi o estado com maior área florestal queimada, com 29 mil km2. Já no Cerrado, Mato Grosso (36 mil km2), Tocantins (23 mil km2) e Maranhão (20 mil km2) foram os mais afetados pelo fogo.

“Com o Monitor do Fogo podemos constatar que as florestas do Brasil, principalmente as da Amazônia, estão sendo altamente impactadas por incêndios. Em condições naturais isso não deveria estar acontecendo, o que indica um claro impacto da ação humana no aumento do fogo e da degradação das florestas”, explicou Ane Alencar (IPAM), que coordena o MapBiomas Fogo. 

Os dados do Monitor do Fogo do MapBiomas foram destaque na Folha, g1, Revista Galileu e Metrópoles, entre outros.

Em tempo: Se o Brasil conseguir zerar o desmatamento da Amazônia e do Cerrado, a economia internacional poderá ter um acréscimo de PIB de até US$ 240 bilhões, cerca de R$ 1,2 trilhão. O cálculo é do pesquisador Bráulio Borges, do FGV Ibre e LCA Consultores, e foi feito a partir do chamado “custo social do carbono”, que estima os impactos causados pela mudança do clima e os custos para remediá-los. Com a floresta amazônica e o Cerrado protegidos, os impactos da crise climática poderão ser aliviados, o que pode resultar em economia de recursos que, no business-as-usual, seriam gastos em medidas de adaptação. A Folha deu mais detalhes.

ClimaInfo, 1º de fevereiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar