Demarcação de novas Terras Indígenas será prioridade da nova FUNAI

demarcação Terras Indígenas
Joedson Alves / Agência Brasil

A liderança indígena Joenia Wapichana assumiu formalmente o comando da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) na última 6ª feira (3/2), em cerimônia no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília. Ela é a primeira indígena a presidir a FUNAI e terá um desafio tremendo pela frente: reestruturar o órgão e recuperar tudo o que foi dilapidado e destruído nos quatro anos do governo de Jair Bolsonaro.

“Todo esse caminho que percorremos até hoje para chegar aqui foi longo e muito sofrido. Muitas vidas se perderam no caminho e ainda estão se perdendo. Passamos anos de desmonte, de sucateamento, de desvalorização dos servidores públicos”, disse Joenia.

A cerimônia contou com a participação da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e do cacique Raoni Metuktire, que defendeu a conciliação entre indígenas e não indígenas no Brasil. “Repudio a violência, o ódio e a inimizade. Nós, brasileiros, precisamos conviver em paz e de forma harmônica neste território”, disse Raoni.

Uma das primeiras medidas de Joenia no comando da FUNAI sinaliza aquele que deverá ser uma das prioridades da política indigenista do governo Lula nos próximos anos – a demarcação de novas Terras Indígenas. Um dos atos assinados durante a cerimônia cria grupos de trabalho para identificação e delimitação de territórios indígenas nos estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.

“A demarcação é luta essencial para os Povos Indígenas. Uma luta pela terra e vida digna que respeite nossas culturas e modos de vida”, escreveu Txai Suruí na Folha. “Sem demarcação, o território em disputa fica mais fragilizado e reflete em outros problemas, como a falta de políticas públicas específicas que são garantidas por lei para essas comunidades”.

“É a terra que dá sustento ao modo de vida dos indígenas. Quando vivem segregados, continuam indígenas, mas vão perdendo seus atributos, aspectos culturais. A gente [não indígenas] tem uma relação de produção com a terra, eles [indígenas] têm uma relação de vida. Não é material, é espiritual”, explicou a antropóloga Maria Melo à Deutsche Welle.

Agência Brasil, Correio Braziliense, g1 e Jornal Nacional (TV Globo) repercutiram a posse de Joenia Wapichana na FUNAI.

ClimaInfo, 6 de fevereiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo