Mineração em Terras Indígenas explode em mais de 1.200% nos últimos 35 anos

5 de fevereiro de 2023
mineração Terras Indígenas explodem
Agência Brasil

Um estudo publicado por pesquisadores do INPE e da Universidade do Sul do Alabama (EUA) mostrou a dimensão do avanço da mineração em territórios indígenas na Amazônia Legal nas últimas décadas. De acordo com a análise, a área total ocupada pela extração ilegal de minérios nessas terras saltou de 7,45 km2 em 1985 para 102,16 km2 em 2020, um aumento de 1.217%.

Cerca de 95% das áreas de mineração estão concentradas em três terras indígenas: Kayapó, Munduruku e Yanomami. O artigo também destaca a explosão dessa atividade desde 2017: naquele ano, a área total afetada pela mineração ilegal somava 35 km2; nos três anos seguintes, a área quase triplicou.

A maior parte da mineração ilegal está associada ao garimpo de ouro (99,5%). A atividade é mais intensa na Terra Kayapó, que registrou um salto de quase 1.000% em 35 anos, com área total garimpada indo de 7,2 km2 para 77,1 km2. Já nas Terras Munduruku e Yanomami o que chamou a atenção foi a intensidade recente do garimpo: no território Munduruku, a área de garimpo pulou de 4,6 km2 em 2016 para 15,6 km2 em 2020; e no território Yanomami, foi de 0,1 km2 para 4,2 km2 no mesmo período.

“Esse número alarmante do avanço da mineração em Terras Indígenas na Amazônia Legal que levantamos provavelmente é ainda maior se levarmos em conta as limitações do conjunto de dados utilizados”, explicou Guilherme Mataveli (INPE), um dos autores do estudo, à Agência FAPESP. Isso porque o estudo não inclui o garimpo em embarcações ancoradas em rios ou em pequenas áreas onde não ocorreu a conversão da floresta para esse fim.O estudo foi divulgado na revista Remote Sensing, e teve destaque na Agência Brasil.

ClimaInfo, 6 de fevereiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar