Diretores da Shell são processados por falta de ambição climática

10 de fevereiro de 2023
Shell litigância climática gestores
NEIL HALL/SHUTTERSTOCK

Mais de dez diretores da petroleira Shell foram denunciados na Justiça do Reino Unido, sob a acusação de não alinharem práticas e políticas da empresa à mitigação dos riscos decorrentes da mudança do clima, o que violaria os interesses de seus acionistas. O processo é o primeiro exemplo de litigância climática que mira não a empresa em si, mas seus gestores.

A ação foi apresentada pela ClientEarth, representando um grupo de investidores da Shell, ao Supremo Tribunal da Inglaterra e do País de Gales. A denúncia arrola 11 diretores da Shell, acusados de descumprirem seus deveres legais sob a Lei das Sociedades ao não adotar e implementar uma estratégia de transição energética alinhada ao Acordo de Paris.

“A mudança para uma economia de baixo carbono não é apenas inevitável, ela já está acontecendo. No entanto, o Conselho [da Shell] persiste com uma estratégia de transição que é fundamentalmente falha, deixando a empresa seriamente exposta aos riscos que a mudança climática representa para o sucesso futuro da Shell”, afirmou Paul Benson, advogado sênior da ClientEarth. “A Shell pode estar obtendo lucros recordes agora devido à turbulência do mercado global de energia, mas os combustíveis fósseis já estão condenados em longo prazo”.

Na semana passada, a Shell anunciou o maior lucro anual de sua história, de US$ 40 bilhões em 2022. Ao mesmo tempo, a empresa afirmou que não pretende aumentar os investimentos em sua divisão de energia renovável neste ano, mesmo com o caixa reforçado com os ganhos do ano passado.

A notícia foi reportada por Bloomberg, CNBC, Financial Times, Guardian, Reuters e Wall Street Journal, entre outros.

Em tempo: Ainda sobre a Shell, a Bloomberg publicou uma análise bastante crítica sobre a estratégia de descarbonização da petroleira. Mesmo com seu compromisso de atingir a neutralidade líquida de suas emissões de carbono até 2050, a empresa segue apostando na produção de combustíveis fósseis, em um ritmo e patamar que inviabilizam o cumprimento dessa meta.

ClimaInfo, 9 de fevereiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar