MPF cobra senador do “dinheiro na cueca” por visita irregular à Terra Yanomami

senador cueca de ouro
Reprodução Twitter

O senador Chico Rodrigues (PSB-RR), vulgo “homem da cueca de ouro”, foi criticado pela FUNAI por visitar a Terra Indígena Yanomami, em Roraima, sem autorização. A visita aconteceu na última 2a feira (20/2), sem a participação de outros parlamentares da comissão temporária do Senado relativa à crise humanitária Yanomami, presidida pelo senador. Por conta disso, o Ministério Público Federal (MPF) está pedindo explicações ao parlamentar.

Segundo a Folha, a entrada de Rodrigues no território aconteceu sem que houvesse um acordo prévio com a FUNAI e o Centro de Operações de Emergências (COE) montado pelo governo federal para restringir o acesso de forasteiros à Terra Yanomami. Sem a companhia de outros parlamentares, o senador esteve em Surucucu, na unidade de saúde que concentra os atendimentos médicos aos indígenas da região.

A assessoria de Rodrigues afirmou que o parlamentar visitou a Terra Yanomami junto com forças do Exército, sem a necessidade de pedir autorização à FUNAI ou ao COE. O objetivo seria fazer um “diagnóstico do problema”, de forma a orientar os trabalhos da comissão, instalada na semana passada. De toda forma, o MPF em Roraima determinou que o senador esclareça as circunstâncias de sua visita em 10 dias.

A duvidosa escolha dos senadores por Rodrigues para chefiar a comissão sobre a crise Yanomami foi abordada aqui. Antigo apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro, o senador de Roraima é defensor aberto do garimpo e ganhou fama em outubro de 2020 ao ser flagrado pela Polícia Federal com R$ 35 mil escondidos na própria cueca.

CartaCapital, Folha de Boa Vista e g1 também repercutiram a notícia.

Em tempo: A emergência humanitária na Terra Yanomami completou um mês na última 2a feira (20) sem transparência de dados relativos ao atendimento de indígenas e número de óbitos, nem prazo para montagem de um hospital de campanha. Vinicius Sassine fez um balanço geral na Folha, onde assinalou também os esforços do governo federal para retirada de garimpeiros do território indígena.

ClimaInfo, 23 de fevereiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.