Com presidente pró-garimpo, senadores colocam em xeque comissão sobre crise Yanomami

27 de fevereiro de 2023
senador cueca comissão avaliação
Jefferson Rudy/Agência Senado

A comissão temporária do Senado para acompanhar a crise humanitária Yanomami segue dando o que falar (mal, aliás). A atuação de seu presidente, o senador Chico Rodrigues, é alvo de críticas de outros parlamentares, que o acusam de querer tirar o foco do sofrimento indígena para beneficiar os invasores garimpeiros.

A comissão é formada pelos três representantes de Roraima no Senado – Rodrigues, Hiran Gonçalves (PP) e Mecias de Jesus (Republicanos), também notórios defensores do garimpo – além dos senadores Humberto Costa (PT-PE) e Eliziane Gama (PSD), esta última vice-presidente do colegiado. Assim, a composição privilegia os interesses da bancada de Roraima.

De acordo com o Congresso em Foco, o futuro da comissão está em xeque, já que Costa e Gama defendem a inclusão de outros senadores no grupo, para diluir o poder dos parlamentares de RR. Caso contrário, eles sugerem a possibilidade de deixar o colegiado, esvaziando-o antes mesmo de começar a funcionar.

Em paralelo, o Conselho Indígena de Roraima (CIR) apresentou ofício ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), pedindo o afastamento de Rodrigues da presidência da comissão temporária. Para a entidade, o senador possui conflito de interesse por defender e incentivar o garimpo e a exploração de recursos naturais no território indígena. O Globo deu mais informações.

O mal-estar deve aumentar: a Agência Pública revelou que os três senadores de RR assinaram um ofício no qual pedem ao governo federal e à Procuradoria-Geral da União o “perdão criminal” dos garimpeiros eventualmente flagrados dentro do território Yanomami.

No documento, os senadores pedem que os agentes federais responsáveis pela retirada dos invasores da Terra Yanomami assegurem a “ausência de repressão ou persecução penal no momento de sua retirada, uma vez que foram enredados na atividade de mineração premidos para garantir o próprio sustento e o de suas famílias”.

Em tempo: Peritos da Polícia Federal estão estudando amostras de ouro retirado ilegalmente da Terra Yanomami com o objetivo de identificar sua “assinatura química”. Essa informação permitiria aos investigadores diferenciar o minério retirado especificamente dessa região, facilitando o trabalho de fiscalização. O Valor deu mais detalhes sobre a iniciativa.

ClimaInfo, 28 de fevereiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar