Ciclone duplo e terremoto causam devastação em Vanuatu, no Pacífico

Vanuatu ciclone tropical
ABC News / Tony Cretier

Os últimos dias foram dignos de filmes apocalípticos na pequena nação insular de Vanuatu, no Pacífico. Na mesma semana em que celebrou o apoio internacional a um pedido na ONU em favor da justiça climática, o país sofreu com a passagem de dois ciclones, um atrás do outro, além de um terremoto.

O ciclone Judy atingiu a capital Port Vila na última 4a feira (1o/3), causando a interrupção do fornecimento de energia elétrica. Já na 6a feira (3/3), o ciclone Kevin fez praticamente o mesmo trajeto, mas com ventos muito mais potentes, de até 230 km/h. Neste mesmo dia, um tremor de magnitude 6,5 ocorreu na ilha de Espírito Santo, no norte do país. Por ora, não há registro de vítimas fatais.

O governo de Vanuatu declarou estado de emergência e pediu a evacuação de algumas áreas de risco. O país deve receber ajuda da vizinha Austrália, que já preparava na última 6a feira o envio de uma equipe de especialistas e suprimentos urgentes.

“O impacto de ambos os ciclones será sentido por muito tempo, à medida que as pessoas lentamente começarem a juntar os cacos e reconstruir suas vidas. Os esforços de resposta e recuperação serão enormes”, afirmou o secretário-geral da Cruz Vermelha em Vanuatu, Dickison Tevi.

A situação em Vanuatu reforça a demanda apresentada pelo país na Assembleia Geral da ONU na qual pede à Corte Internacional de Justiça (CIJ) uma interpretação sobre as responsabilidades dos governos dos países desenvolvidos sobre os danos causados pela crise climática nas nações mais pobres e vulneráveis.

ABC Australia, AFP, Associated Press, BBC, e Reuters abordaram os efeitos do duplo ciclone sobre Vanuatu.

ClimaInfo, 6 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.