Menos de 1% da Terra apresenta qualidade de ar segura, aponta pesquisa

7 de março de 2023
qualidade do ar
Qilai Shen/Bloomberg

Os números impressionam: de acordo com um novo estudo global, publicado na Lancet Planetary Health, cerca de 99,82% da área terrestre do planeta está exposta a níveis de material particulado 2.5 (PM2.5) acima do limite de segurança recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Em termos populacionais, apenas 0,001% da humanidade respira hoje um ar seguro para sua saúde.

Realizado por pesquisadores da Austrália e da China, o estudo constatou que, em nível global, mais de 70% dos dias no ano de 2019 tiveram concentrações diárias de PM2.5 superiores a 15 microgramas de poluente gasoso por metro cúbico, o limite diário recomendado pela OMS. A qualidade do ar é particularmente preocupante na Ásia, especialmente no sul e no leste do continente, onde mais de 90% dos dias superaram esse limite.

O estudo estimou a qualidade do ar ao redor do mundo a partir de medições feitas em mais de 5 mil estações de monitoramento, combinadas com dados meteorológicos, fatores geográficos e inteligência artificial. Isso permitiu fazer uma projeção dos níveis de poluição em áreas pouco monitoradas ou com monitoramento tardio.

Os pesquisadores também analisaram a trajetória da poluição nas últimas duas décadas, revelando uma piora significativa da qualidade do ar na maior parte da Ásia, África do Norte e Subsaariana, Oceania, América Latina e Caribe nesse período. Na outra ponta, a análise também identificou uma melhoria na qualidade do ar em regiões da Europa e da América do Norte, provavelmente por conta de restrições legais mais rígidas para poluição atmosférica.

Os principais pontos do estudo foram destacados por veículos como Bloomberg, Daily Beast, TIME e Washington Post, entre outros.

ClimaInfo, 8 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar