Mudanças climáticas na conversa entre Lula e Charles III

Lula Príncipe Charles
Sérgio Lima/Poder360 - Reprodução/Twitter @ClarenceHouse

Formar parcerias com o Reino Unido para combater as mudanças climáticas e proteger o meio ambiente foi um dos assuntos da conversa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o rei Charles III, ocorrida na 2ª feira (6/3). “Conversei agora por telefone com o Rei Carlos III, do Reino Unido. Falamos sobre a vontade de aprofundarmos parcerias e discussões entre nossos países sobre a questão climática e a proteção do meio ambiente”, postou Lula, no Twitter. Estadão, Valor, Veja, Agência Brasil e R7, entre outros, noticiaram a conversa.

O g1 pontua que Lula tem feito do discurso ambiental uma de suas principais bandeiras no cenário internacional. O presidente quer liderar um movimento de países a favor de medidas para conter o aquecimento global e promover o desenvolvimento econômico sustentável. Já Charles III, desde que era príncipe, afirmava ser necessário combater as mudanças climáticas para preservar o planeta para as próximas gerações.

O tema socioambiental foi abordado na carta de felicitações do rei britânico a Lula, entregue no dia de sua posse, em 1º de janeiro, pela embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq. Charles III disse que “há muito que nossos países podem realizar para apoiar os mais vulneráveis. Através da mobilização de investimentos, ciência e tecnologia, podemos colaborar para estimular o desenvolvimento sustentável e enfrentar os grandes desafios do nosso clima, da natureza e em relação à segurança alimentar”.

O monarca ainda lembrou o discurso do presidente brasileiro na COP27, em novembro passado, no Egito. E escreveu que a fala “trouxe memórias de minha visita à Amazônia em 2009, onde testemunhei em primeira mão os efeitos terríveis do desmatamento e das mudanças climáticas na floresta tropical e para os Povos Indígenas e comunidades que lá vivem”, lembra o Poder 360.

Em tempo: Levantamento do Instituto Talanoa indica que questões climáticas e sociais estão presentes em 19 dos 37 ministérios do governo Lula, informa o Valor. As atribuições relativas à agenda da descarbonização e da sustentabilidade surgem na forma de novos departamentos, secretarias, programas e competências. E 16 ministérios criaram estruturas ou estratégias para dar relevância específica ao esforço de cortar emissões de gases de efeito estufa e à adaptação aos impactos do clima.

ClimaInfo, 8 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.