Mudanças climáticas na conversa entre Lula e Charles III

7 de março de 2023
Lula Príncipe Charles
Sérgio Lima/Poder360 - Reprodução/Twitter @ClarenceHouse

Formar parcerias com o Reino Unido para combater as mudanças climáticas e proteger o meio ambiente foi um dos assuntos da conversa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o rei Charles III, ocorrida na 2ª feira (6/3). “Conversei agora por telefone com o Rei Carlos III, do Reino Unido. Falamos sobre a vontade de aprofundarmos parcerias e discussões entre nossos países sobre a questão climática e a proteção do meio ambiente”, postou Lula, no Twitter. Estadão, Valor, Veja, Agência Brasil e R7, entre outros, noticiaram a conversa.

O g1 pontua que Lula tem feito do discurso ambiental uma de suas principais bandeiras no cenário internacional. O presidente quer liderar um movimento de países a favor de medidas para conter o aquecimento global e promover o desenvolvimento econômico sustentável. Já Charles III, desde que era príncipe, afirmava ser necessário combater as mudanças climáticas para preservar o planeta para as próximas gerações.

O tema socioambiental foi abordado na carta de felicitações do rei britânico a Lula, entregue no dia de sua posse, em 1º de janeiro, pela embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq. Charles III disse que “há muito que nossos países podem realizar para apoiar os mais vulneráveis. Através da mobilização de investimentos, ciência e tecnologia, podemos colaborar para estimular o desenvolvimento sustentável e enfrentar os grandes desafios do nosso clima, da natureza e em relação à segurança alimentar”.

O monarca ainda lembrou o discurso do presidente brasileiro na COP27, em novembro passado, no Egito. E escreveu que a fala “trouxe memórias de minha visita à Amazônia em 2009, onde testemunhei em primeira mão os efeitos terríveis do desmatamento e das mudanças climáticas na floresta tropical e para os Povos Indígenas e comunidades que lá vivem”, lembra o Poder 360.

Em tempo: Levantamento do Instituto Talanoa indica que questões climáticas e sociais estão presentes em 19 dos 37 ministérios do governo Lula, informa o Valor. As atribuições relativas à agenda da descarbonização e da sustentabilidade surgem na forma de novos departamentos, secretarias, programas e competências. E 16 ministérios criaram estruturas ou estratégias para dar relevância específica ao esforço de cortar emissões de gases de efeito estufa e à adaptação aos impactos do clima.

ClimaInfo, 8 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar