Cadê a neve? Resorts de esqui sofrem para sobreviver sob a mudança do clima

10 de março de 2023
neve
Brighton Resort | Jay Dash

Os amantes dos esportes de inverno estão frustrados: a temporada fria está quase terminando no Hemisfério Norte e a neve não deu e não deve dar as caras em alguns dos pontos mais famosos de esqui na Europa e na América do Norte. Em alguns casos, resorts estão recorrendo a “carregamentos de neve” para conseguir cobrir as pistas.

O Wall Street Journal mostrou como um resort no estado norte-americano do Maine utilizou canhões de neve artificial para garantir a cobertura de neve neste inverno. Mesmo com momentos pontuais de nevasca mais forte, os últimos meses foram marcados por temperaturas médias acima do normal, especialmente no nordeste dos EUA e nos Alpes franceses e suíços.

“A mudança climática está afetando onde, quando e quanta neve cai, se é que cai”, afirmou Elizabeth Burakowski, da Universidade de New Hampshire, ao NY Times. “As temperaturas do inverno estão aumentando inequivocamente em regiões com cobertura de neve sazonal, onde a maioria das estações de esqui está localizada.”

A receita do inverno sem neve é simples. A atmosfera mais quente retém mais umidade. Quando a temperatura está abaixo de zero, o excesso de umidade gera neve abundante. Mas, quando o termômetro mostra temperaturas mais elevadas, a neve dá lugar à chuva, que acaba intensificando o derretimento da neve existente.

Se a neve artificial ajuda neste momento, o maior temor dos resorts é de que a tecnologia não seja suficiente para manter seus negócios no futuro. Além do custo, a escassez de água também pode complicar a equação. Por isso, como a Bloomberg assinalou, alguns resorts estão buscando diversificar seus negócios para além da estação fria, com novas atrações voltadas para a primavera e o verão.

Em tempo: Cactos crescendo verdes e fortes na Suíça. É isso mesmo. O Guardian mostrou como as plantas características de clima mais quente e seco estão não apenas sobrevivendo em áreas antes improváveis, como os Alpes suíços, mas se espalhando, o que é péssimo para os ecossistemas locais. “Quando você tem esses cactos, nada mais cresce. Eles cobrem o solo e impedem que outras plantas cresçam”, explicou o biólogo Yann Triponez. Um Só Planeta também abordou o assunto.

ClimaInfo, 10 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar