Cadê a neve? Resorts de esqui sofrem para sobreviver sob a mudança do clima

neve
Brighton Resort | Jay Dash

Os amantes dos esportes de inverno estão frustrados: a temporada fria está quase terminando no Hemisfério Norte e a neve não deu e não deve dar as caras em alguns dos pontos mais famosos de esqui na Europa e na América do Norte. Em alguns casos, resorts estão recorrendo a “carregamentos de neve” para conseguir cobrir as pistas.

O Wall Street Journal mostrou como um resort no estado norte-americano do Maine utilizou canhões de neve artificial para garantir a cobertura de neve neste inverno. Mesmo com momentos pontuais de nevasca mais forte, os últimos meses foram marcados por temperaturas médias acima do normal, especialmente no nordeste dos EUA e nos Alpes franceses e suíços.

“A mudança climática está afetando onde, quando e quanta neve cai, se é que cai”, afirmou Elizabeth Burakowski, da Universidade de New Hampshire, ao NY Times. “As temperaturas do inverno estão aumentando inequivocamente em regiões com cobertura de neve sazonal, onde a maioria das estações de esqui está localizada.”

A receita do inverno sem neve é simples. A atmosfera mais quente retém mais umidade. Quando a temperatura está abaixo de zero, o excesso de umidade gera neve abundante. Mas, quando o termômetro mostra temperaturas mais elevadas, a neve dá lugar à chuva, que acaba intensificando o derretimento da neve existente.

Se a neve artificial ajuda neste momento, o maior temor dos resorts é de que a tecnologia não seja suficiente para manter seus negócios no futuro. Além do custo, a escassez de água também pode complicar a equação. Por isso, como a Bloomberg assinalou, alguns resorts estão buscando diversificar seus negócios para além da estação fria, com novas atrações voltadas para a primavera e o verão.

Em tempo: Cactos crescendo verdes e fortes na Suíça. É isso mesmo. O Guardian mostrou como as plantas características de clima mais quente e seco estão não apenas sobrevivendo em áreas antes improváveis, como os Alpes suíços, mas se espalhando, o que é péssimo para os ecossistemas locais. “Quando você tem esses cactos, nada mais cresce. Eles cobrem o solo e impedem que outras plantas cresçam”, explicou o biólogo Yann Triponez. Um Só Planeta também abordou o assunto.

ClimaInfo, 10 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.