Reino Unido tenta meio termo em embate EUA vs. Europa sobre indústria verde

10 de março de 2023
Reino Unido indústria verde
europeangreens.eu

O tiroteio diplomático entre Estados Unidos e União Europeia em torno dos subsídios para a indústria verde atingiu em cheio o Reino Unido. De acordo com a Bloomberg, o governo britânico está negociando com Bruxelas e Washington para evitar que possíveis barreiras comerciais prejudiquem os interesses no desenvolvimento de sua indústria verde.

O Reino Unido está em uma posição curiosa. Recém-saído da União Europeia, os britânicos ainda discutem com os ex-sócios europeus o futuro de suas relações comerciais. Ao mesmo tempo, Londres também busca um acordo de livre comércio com os EUA, visto como uma maneira de superar a tragicomédia que marcou o Brexit até aqui.

Enquanto nenhuma alternativa se viabiliza, o Reino Unido quer garantir que eventuais políticas da UE ou dos EUA não prejudiquem as cadeias de suprimento britânicas, especialmente aquelas associadas à energia eólica offshore. “Se tivermos certeza de que teremos um mundo mais seguro e chegaremos ao net zero da forma mais barata possível, precisamos fazer isso de forma colaborativa e garantir que não haja barreiras comerciais impostas uns sobre os outros por produtos verdes”, afirmou o ministro britânico de energia e clima, Graham Stuart.

Outra preocupação é a posição estratégica dos britânicos na corrida global pela transição energética. Bloomberg, Guardian e Reuters destacaram o alerta feito pelo Comitê de Mudanças Climáticas do governo britânico de que o país está bem distante do necessário para viabilizar suas metas para energia renovável até 2035, principalmente por problemas de planejamento e políticas desatualizadas.

Do outro lado do Canal da Mancha, o ministro de Finanças da França, Bruno Le Maire, afirmou que o governo de Emmanuel Macron está estudando novos incentivos fiscais para estimular o investimento em economia verde no país, como resposta à Lei de Redução da Inflação (IRA) aprovada pelos EUA no ano passado. “Para se ter um setor industrial verde, ele precisa ser financiado, então precisamos de novos financiamentos, públicos e privados”, disse, citado pela Reuters.

Em tempo: A Bloomberg informou que a Comissão Europeia deve propor a extensão das medidas emergenciais para redução da demanda de gás natural até 2024 para garantir os estoques de combustível para o próximo inverno. A meta de redução do consumo em 15% termina formalmente neste mês, mas Bruxelas quer dar continuidade em face da continuidade da guerra entre Rússia e Ucrânia e da instabilidade do mercado global de energia.

ClimaInfo, 10 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar